Samyutta Nikaya XLVII.23
Parihana Sutta
Declínio
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Assim ouvi.
Em certa ocasião, o Venerável Ananda e o Venerável Bhadda estavam em
Pataliputta no Parque do Galo. Então, ao anoitecer o Venerável Bhadda saiu do
seu isolamento e foi até o Venerável Ananda e ambos se cumprimentaram. Quando a
conversa cortês e amigável havia terminado, o Venerável Bhadda sentou a um lado
e disse para o Venerável Ananda:
“Amigo
Ananda, qual é a causa e razão para o declínio do verdadeiro Dhamma? E qual é a
causa e razão para o não declínio do verdadeiro Dhamma?
“Muito bem,
amigo Bhadda! A sua inteligência é excelente, a sua perspicácia é excelente, a
sua pergunta é muito boa. Pois você me perguntou: ‘Amigo Ananda, qual é a causa e razão para o
declínio do verdadeiro Dhamma? E qual é a causa e razão para o não declínio do
verdadeiro Dhamma?’”
“Sim,
amigo.”
“Amigo, é
porque esses quatro fundamentos da atenção plena não são desenvolvidos e
cultivados que o verdadeiro Dhamma declina. E é porque esses quatro fundamentos
da atenção plena são desenvolvidos e cultivados que o verdadeiro Dhamma não
declina. Quais quatro? Neste caso, amigo, um bhikkhu permanece contemplando o
corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo
colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando
as sensações como sensações ... mente como mente ... objetos mentais como
objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo
colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo.
“Porque
esses quatro fundamentos da atenção plena não são desenvolvidos e cultivados é que
o verdadeiro Dhamma declina. E é porque esses quatro fundamentos da atenção
plena são desenvolvidos e cultivados que o verdadeiro Dhamma não declina.”
Revisado: 16 Abril 2005
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