Samyutta Nikaya XLVI.52

Pariyaya Sutta

Um Mtodo de Exposio

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Ento, ao amanhecer, vrios bhikkhus se vestiram e tomando as suas tigelas e os mantos externos foram para Savatthi para esmolar alimentos. Ento, eles pensaram: Ainda muito cedo para esmolar alimentos em Savatthi. E se ns fossemos at o parque dos errantes de outras seitas, e assim eles foram at o parque dos errantes de outras seitas e ao chegar os cumprimentaram. Quando a conversa amigvel e corts havia terminado, eles sentaram a um lado. Os errantes lhes disseram:

Amigos, o contemplativo Gotama ensina o Dhamma aos seus discpulos deste modo: Venham, bhikkhus, abandonem os cinco obstculos, as corrupes da mente que enfraquecem a sabedoria e desenvolvam corretamente os sete fatores da iluminao. Ns tambm ensinamos aos nossos discpulos deste modo: Venham, amigos, abandonem os cinco obstculos, as corrupes da mente que enfraquecem a sabedoria, e desenvolvam corretamente os sete fatores da iluminao.

Qual ento a distino, amigos, qual a variao, qual a diferena entre o ensinamento do Dhamma do contemplativo Gotama e o nosso, entre as instrues dele e as nossas? [1]

Ento, aqueles bhikkhus nem aprovaram nem desaprovaram as palavras dos errantes. Sem dizer isto ou aquilo eles se levantaram dos seus assentos e foram embora, pensando: Devemos entender o significado dessas palavras na presena do Abenoado.

Depois de terem esmolado alimentos em Savatthi e retornado, aps a refeio, eles foram at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentaram a um lado e relataram o que havia ocorrido. [O Abenoado disse:]

Bhikkhus, os errantes de outras seitas que assim falam devem ser questionados da seguinte forma: Amigos, h um modo de exposio atravs do qual os cinco obstculos se convertem em dez e os sete fatores da iluminao se convertem em catorze? Sendo questionados dessa forma, os errantes de outras seitas fracassaro na exposio desse assunto, e mais ainda, eles se metero em dificuldades. Por que isso? Porque no o territrio deles. Bhikkhus, eu no vejo ningum no mundo com os seus devas, Maras e Brahmas, esta populao com os seus contemplativos e brmanes, seus prncipes e povo, que pudesse satisfazer a mente com uma resposta a essas questes, exceto o Tathagata ou os seus discpulos, ou algum que tenha aprendido com eles.

(I. Cinco se convertem em dez)

E qual, bhikkhus, o modo de exposio atravs do qual os cinco obstculos se convertem em dez?

Qualquer desejo sensual pelo interno um obstculo; qualquer desejo sensual pelo externo tambm um obstculo. [2] Assim, aquilo que dito de forma concisa como o obstculo do desejo sensual, atravs desse modo de exposio se converte em dois.

Qualquer m vontade pelo interno um obstculo; qualquer m vontade pelo externo tambm um obstculo. Assim, aquilo que dito de forma concisa como o obstculo da m vontade, atravs desse modo de exposio se converte em dois.

Qualquer preguia um obstculo; qualquer torpor tambm um obstculo. Assim, aquilo que dito de forma concisa como o obstculo da preguia e torpor, atravs desse modo de exposio se converte em dois.

Qualquer inquietao um obstculo; qualquer ansiedade tambm um obstculo. Assim, aquilo que dito de forma concisa como o obstculo da inquietao e ansiedade, atravs desse modo de exposio se converte em dois.

Qualquer dvida pelo interno um obstculo; qualquer dvida pelo externo tambm um obstculo. Assim, aquilo que dito de forma concisa como o obstculo da dvida, atravs desse modo de exposio se converte em dois.

Esse, bhikkhus, o modo de exposio atravs do qual os cinco obstculos se convertem em dez.

(II. Sete se convertem em catorze)

E qual, bhikkhus, o modo de exposio atravs do qual os sete fatores da iluminao se convertem em catorze?

Qualquer ateno plena em relao ao que interno o fator da iluminao da ateno plena; qualquer ateno plena em relao ao que externo tambm o fator da iluminao da ateno plena. Assim, aquilo que dito de forma concisa como o fator da iluminao da ateno plena, atravs desse modo de exposio se converte em dois.

Sempre que algum discerne as coisas internamente com sabedoria, as examina, faz uma investigao delas, esse o fator da iluminao da investigao dos fenmenos; sempre que algum discerne as coisas externamente com sabedoria, as examina, faz uma investigao delas, esse o fator da iluminao da investigao dos fenmenos. Assim, aquilo que dito de forma concisa como o fator da iluminao da investigao dos fenmenos, atravs desse modo de exposio se converte em dois. [3]

Qualquer energia corporal o fator da iluminao da energia; qualquer energia mental tambm o fator da iluminao da energia. Assim, aquilo que dito de forma concisa como o fator da iluminao da energia, atravs desse modo de exposio se converte em dois.

Qualquer xtase acompanhado pelo pensamento aplicado e pelo pensamento sustentado o fator da iluminao do xtase; qualquer xtase sem o pensamento aplicado e sem o pensamento sustentado tambm o fator da iluminao do xtase. [4] Assim, aquilo que dito de forma concisa como o fator da iluminao da energia, atravs desse modo de exposio se converte em dois.

Qualquer calma corporal o fator da iluminao da tranqilidade; qualquer tranqilidade mental tambm o fator da iluminao da tranqilidade. Assim, aquilo que dito de forma concisa como o fator da iluminao da tranqilidade, atravs desse modo de exposio se converte em dois. [5]

Qualquer concentrao acompanhada pelo pensamento aplicado e pelo pensamento sustentado o fator da iluminao da concentrao; qualquer concentrao sem o pensamento aplicado e sem o pensamento sustentado tambm o fator da iluminao da concentrao. [6] Assim, aquilo que dito de forma concisa como o fator da iluminao da concentrao, atravs desse modo de exposio se converte em dois.

Qualquer equanimidade em relao ao que interno o fator da iluminao da equanimidade; qualquer equanimidade em relao ao que externo tambm o fator da iluminao da equanimidade. Assim, aquilo que dito de forma concisa como o fator da iluminao da equanimidade, atravs desse modo de exposio se converte em dois.

Esse, bhikkhus, o modo de exposio atravs do qual os sete fatores da iluminao se convertem em catorze.

 


Notas:

[1] Spk diz que os errantes de outras seitas no possuem nenhum ensinamento original com respeito aos cinco obstculos e os sete fatores da iluminao, mas que eles simplesmente copiam os ensinamentos do Buda. [Retorna]

[2] Spk: Desejo sensual pelo interno o desejo pelos prprios cinco agregados; pelo externo o desejo sensual pelos agregados de outros e tambm pelos objetos inanimados. Da mesma forma com relao aos demais itens. [Retorna]

[3] Compare esta definio da investigao dos fenmenos com a definio dada nos suttas SN XLVI.2 e SN XLVI.3. [Retorna]

[4] Respectivamente o primeiro e segundo jhanas. [Retorna]

[5] Spk explica que a calma corporal, (kayappassaddhi), a tranquilizao dos trs agregados, (sensao, percepo, formaes mentais), a tranqilidade mental, (cittappassaddhi) a tranquilizao do agregado da conscincia. Veja tambm o SN XLVI.2 nota 7. [Retorna]

[6] Respectivamente a concentrao de acesso mais o primeiro jhana e a concentrao a partir do segundo jhana. [ Retorna]

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 9 Maio 2014

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