Samyutta Nikaya XII.40

Cetana Sutta

Volição

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. “Bhikkhus, aquilo que alguém intenciona, aquilo que alguém planeja e aquilo que alguém tenha como tendência subjacente: isto se torna uma base para a manutenção da consciência. Quando há uma base, haverá um suporte para o estabelecimento da consciência. Quando a consciência se estabelece e cresce, há preferência. Quando há preferência, há ir e vir. Quando há ir e vir, há falecimento e renascimento. Quando há falecimento e renascimento, o futuro nascimento e morte, lamentação, dor, angústia e desespero surgem. Essa é a origem de toda essa massa de sofrimento.

“Se, bhikkhus, alguém não intenciona, alguém não planeja, mas ainda tem como tendência subjacente, isto se torna uma base para a manutenção da consciência. Quando houver uma base, haverá um suporte para o estabelecimento da consciência ... Essa é a origem de toda essa massa de sofrimento.

“Mas, bhikkhus, quando alguém não intenciona, alguém não planeja e não tem como tendência subjacente, nenhuma base existe para a manutenção da consciência. Quando não houver uma base, não haverá suporte para o estabelecimento da consciência. Quando a consciência não se estabelece e não cresce, não há preferência. Quando não há preferência, não há ir e vir. Quando não há ir e vir, não há falecimento e renascimento. Quando não há falecimento e renascimento, o futuro nascimento e morte, lamentação, dor, angústia e desespero cessam. Essa é a cessação de toda essa massa de sofrimento.

 


 

Notas:

Veja também o Ud VIII.4 e AN VII.11.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 10 Fevereiro 2007

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.