Samyutta Nikaya XII.40
Cetana Sutta
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Em Savatthi. “Bhikkhus, aquilo que alguém intenciona,
aquilo que alguém planeja e aquilo
que alguém tenha como tendência subjacente: isto se
torna uma base para a manutenção da consciência. Quando há uma base, haverá um
suporte para o estabelecimento da consciência. Quando a consciência se
estabelece e cresce, há preferência. Quando há preferência, há ir e vir. Quando há
ir e vir, há falecimento e renascimento. Quando há falecimento e renascimento,
o futuro nascimento e morte,
lamentação, dor, angústia e desespero surgem. Essa é a origem de toda essa
massa de sofrimento.
“Se,
bhikkhus, alguém não intenciona, alguém não planeja,
mas ainda tem como tendência subjacente, isto se torna uma base para a manutenção da consciência.
Quando houver uma base, haverá um suporte para o estabelecimento da consciência ... Essa
é a origem de toda essa massa de sofrimento.
“Mas, bhikkhus, quando alguém não intenciona,
alguém não planeja e não tem como tendência subjacente, nenhuma base existe para a manutenção
da consciência.
Quando não houver uma base, não haverá suporte para o estabelecimento da
consciência. Quando a consciência não se estabelece e não cresce, não há preferência.
Quando não há preferência, não há ir e vir. Quando não há ir e vir, não há falecimento
e renascimento. Quando não há falecimento e renascimento, o futuro nascimento
e morte, lamentação, dor, angústia e desespero cessam. Essa é a cessação de
toda essa massa de sofrimento.
Notas:
Veja também
o Ud VIII.4 e AN VII.11.
Revisado: 10 Fevereiro 2007
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