Samyutta Nikaya XII.40

Cetana Sutta

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Em Savatthi. Bhikkhus, aquilo que algum intenciona, aquilo que algum planeja e aquilo que algum tenha como tendncia subjacente: isto se torna uma base para a manuteno da conscincia. Quando h uma base, haver um suporte para o estabelecimento da conscincia. Quando a conscincia se estabelece e cresce, h preferncia. Quando h preferncia, h ir e vir. Quando h ir e vir, h falecimento e renascimento. Quando h falecimento e renascimento, o futuro nascimento e morte, lamentao, dor, angstia e desespero surgem. Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

Se, bhikkhus, algum no intenciona, algum no planeja, mas ainda tem como tendncia subjacente, isto se torna uma base para a manuteno da conscincia. Quando houver uma base, haver um suporte para o estabelecimento da conscincia ... Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

Mas, bhikkhus, quando algum no intenciona, algum no planeja e no tem como tendncia subjacente, nenhuma base existe para a manuteno da conscincia. Quando no houver uma base, no haver suporte para o estabelecimento da conscincia. Quando a conscincia no se estabelece e no cresce, no h preferncia. Quando no h preferncia, no h ir e vir. Quando no h ir e vir, no h falecimento e renascimento. Quando no h falecimento e renascimento, o futuro nascimento e morte, lamentao, dor, angstia e desespero cessam. Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento.

 


 

Notas:

Veja tambm o Ud VIII.4 e AN VII.11.

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 10 Fevereiro 2007

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