Majjhima Nikaya 115

Bahudhatuka Sutta

Os Muitos Tipos de Elementos

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


1. Assim ouvi. Em certa ocasio o Abenoado estava em Savatthi no Bosque de Jeta, no Parque de Anathapindika. L ele se dirigiu aos monges desta forma: Bhikkhus. Venervel Senhor, eles responderam. O Abenoado disse o seguinte:

2. Bhikkhus, quaisquer medos que surjam, todos surgem por causa do homem tolo, no por causa do homem sbio; quaisquer problemas que surjam, todos surgem por causa do homem tolo, no por causa do homem sbio; quaisquer calamidades que surjam, todas surgem por causa do homem tolo, no por causa do homem sbio. Assim como um fogo, que comea num galpo feito de palha, queima at mesmo uma casa com um telhado com cumeeira, com as paredes revestidas por dentro e por fora, cerrada, protegida por barras, com as janelas fechadas; assim tambm, bhikkhus, quaisquer medos que surjam ... todos surgem por causa do homem tolo, no por causa do homem sbio. Assim, o homem tolo traz o medo, o homem sbio no traz o medo; o homem tolo traz os problemas, o homem sbio no traz os problemas; o homem tolo traz a calamidade, o homem sbio no traz a calamidade. Nenhum medo vem do homem sbio, nenhum problema vem do homem sbio, nenhuma calamidade vem do homem sbio. Portanto, bhikkhus, assim vocs deveriam praticar: Ns seremos homens sbios, ns seremos investigadores.

3. Quando isso foi dito, o venervel Ananda perguntou ao Abenoado: De que forma, venervel senhor, pode um bhikkhu ser chamado de homem sbio e investigador?

Quando, Ananda, um bhikkhu tem habilidade com os elementos, habilidade com as bases, habilidade com a origem dependente, habilidade com aquilo que possvel e aquilo que impossvel, ele poder ser chamado de homem sbio e investigador.

(OS ELEMENTOS)

4. Mas, venervel senhor, de que forma pode um bhikkhu ser chamado de hbil com os elementos?

Existem, Ananda, estes dezoito elementos: o elemento olho, o elemento forma, o elemento conscincia no olho; o elemento ouvido, o elemento som, o elemento conscincia no ouvido; o elemento nariz, o elemento aroma, o elemento conscincia no nariz; o elemento lngua, o elemento sabor, o elemento conscincia na lngua; o elemento corpo, o elemento tangvel, o elemento conscincia no corpo; o elemento mente, o elemento objeto mental, o elemento conscincia na mente. Quando ele conhece e v esses dezoito elementos, um bhikkhu pode ser chamado de hbil com os elementos. [1]

5. Mas, venervel senhor, pode haver uma outra maneira pela qual um bhikkhu possa ser chamado de hbil com os elementos?

Pode haver, Ananda. Existem, Ananda, estes seis elementos: o elemento terra, o elemento gua, o elemento fogo, o elemento ar, o elemento espao e o elemento conscincia. Quando ele conhece e v esses seis elementos, um bhikkhu pode ser chamado de hbil com os elementos.

6. Mas, venervel senhor, pode haver uma outra forma pela qual um bhikkhu possa ser chamado de hbil com os elementos?

Pode haver, Ananda. Existem, Ananda, estes seis elementos: o elemento prazer, o elemento dor, o elemento alegria, o elemento tristeza, o elemento equanimidade e o elemento ignorncia. Quando ele conhece e v esses seis elementos, um bhikkhu pode ser chamado de hbil com os elementos.[2]

7. Mas, venervel senhor, pode haver uma outra forma pela qual um bhikkhu possa ser chamado de hbil com os elementos?

Pode haver, Ananda. Existem, Ananda, estes seis elementos: o elemento desejo sensual, o elemento renncia, o elemento m vontade, o elemento no-m vontade, o elemento crueldade e o elemento no-crueldade. Quando ele conhece e v esses seis elementos, um bhikkhu pode ser chamado de hbil com os elementos.[3]

8. Mas, venervel senhor, pode haver uma outra forma pela qual um bhikkhu possa ser chamado de hbil com os elementos?

Pode haver, Ananda. Existem, Ananda, estes trs elementos: o elemento sensual, o elemento matria sutil e o elemento imaterial. Quando ele conhece e v esses trs elementos, um bhikkhu pode ser chamado de hbil com os elementos.[4]

9, Mas, venervel senhor, pode haver uma outra forma pela qual um bhikkhu possa ser chamado de hbil com os elementos?

Pode haver, Ananda. Existem, Ananda, estes dois elementos: o elemento condicionado e o elemento no condicionado. Quando ele conhece e v esses dois elementos, um bhikkhu pode ser chamado de hbil com os elementos.[5]

(AS BASES)

10. Mas, venervel senhor, de que forma pode um bhikkhu ser chamado de hbil com as bases?

Existem, Ananda, estas seis bases internas e externas: o olho e as formas, o ouvido e os sons, o nariz e os aromas, a lngua e os sabores, o corpo e os tangveis, a mente e os objetos mentais.[6] Quando ele conhece e v essas seis bases internas e externas, um bhikkhu pode ser chamado de hbil com as bases.

(ORIGEM DEPENDENTE)

11. Mas, venervel senhor, de que forma pode um bhikkhu ser chamado de hbil com a origem dependente?

Aqui, Ananda, um bhikkhu conhece assim: Quando existe isso, aquilo existe; Com o surgimento disso, aquilo surge. Quando no existe isso, aquilo tambm no existe; Com a cessao disto, aquilo cessa. Isto , com a ignorncia como condio, as formaes (surgem); com as formaes como condio, conscincia; com a conscincia como condio, mentalidade-materialidade (nome e forma); com a mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases; com as seis bases como condio, contato; com o contato como condio, sensao; com a sensao como condio, desejo; com o desejo como condio, apego; com o apego como condio, ser/existir; com o ser/existir como condio, nascimento; com o nascimento como condio, envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero. Essa a origem de toda essa massa de sofrimento.

Mas com o desaparecimento e cessao sem deixar vestgios da ignorncia, cessam as formaes; com a cessao das formaes, cessa a conscincia; com a cessao da conscincia, cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma); com a cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma), cessam as seis bases; com a cessao das seis bases, cessa o contato; com a cessao do contato, cessa a sensao; com a cessao da sensao, cessa o desejo; com a cessao do desejo, cessa o apego; com a cessao do apego, cessa o ser/existir; com a cessao do ser/existir, cessa o nascimento; com a cessao do nascimento, envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero cessam. Essa a cessao de toda essa massa de sofrimento. Dessa forma, Ananda, um bhikkhu pode ser chamado de hbil com a origem dependente.

(O POSSVEL E O IMPOSSVEL)

12. Mas, venervel senhor, de que forma pode um bhikkhu ser chamado de hbil com aquilo que possvel e aquilo que impossvel?

Aqui, Ananda, um bhikkhu compreende: impossvel, no pode acontecer que uma pessoa possuindo o entendimento correto possa tratar alguma formao como permanente no existe essa possibilidade. [7] E ele compreende: possvel que uma pessoa comum possa tratar alguma formao como permanente existe essa possibilidade. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que uma pessoa possuindo o entendimento correto possa tratar alguma formao como prazerosa no existe essa possibilidade. [8] E ele compreende: possvel que uma pessoa comum possa tratar alguma formao como prazerosa existe essa possibilidade. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que uma pessoa possuindo o entendimento correto possa tratar algum fenmeno como o eu no existe essa possibilidade. E ele compreende: possvel que uma pessoa comum possa tratar algum fenmeno como o eu existe essa possibilidade.[9]

13. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que uma pessoa possuindo o entendimento correto possa tirar a vida da sua me no existe essa possibilidade. [10] E ele compreende: possvel que uma pessoa comum possa tirar a vida da sua me existe essa possibilidade. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que uma pessoa possuindo o entendimento correto possa tirar a vida do seu pai tirar a vida de um arahant no existe essa possibilidade. E ele compreende: possvel que uma pessoa comum possa tirar a vida do seu pai tirar a vida de um arahant existe essa possibilidade. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que uma pessoa possuindo o entendimento correto possa, com a mente raivosa, derramar o sangue de um Tathagata no existe essa possibilidade. E ele compreende: possvel que uma pessoa comum possa com a mente raivosa, derramar o sangue de um Tathagata - existe essa possibilidade. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que uma pessoa possuindo o entendimento correto possa causar um cisma na Sangha possa reconhecer um outro mestre [11] - no existe essa possibilidade. E ele compreende: possvel que uma pessoa comum possa causar um cisma na Sangha possa reconhecer um outro mestre - existe essa possibilidade.

14. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que dois Iluminados, Perfeitamente Iluminados, possam surgir ao mesmo tempo em um mundo - no existe essa possibilidade. [12] E ele compreende: possvel que um Iluminado, Perfeitamente Iluminado, possa surgir em um mundo - existe essa possibilidade. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que dois Monarcas que faam girar a roda, possam surgir ao mesmo tempo em um mundo ... possvel que um Monarca que faa girar a roda, possa surgir em um mundo - existe essa possibilidade.

15. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que uma mulher possa ser um Iluminado, Perfeitamente Iluminado - no existe essa possibilidade.[13] E ele compreende: possvel que um homem possa ser um Iluminado, Perfeitamente Iluminado - existe essa possibilidade. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que uma mulher possa ser um Monarca que faa girar a roda ... que uma mulher possa ocupar a posio de Sakka ... que uma mulher possa ocupar a posio de Mara ... que uma mulher possa ocupar a posio de Brahma - no existe essa possibilidade. E ele compreende: possvel que um homem possa ser um Monarca que faa girar a roda ... que um homem possa ocupar a posio de Sakka ... que um homem possa ocupar a posio de Mara ... que um homem possa ocupar a posio de Brahma - existe essa possibilidade.

16. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que um resultado no desejado, desagradvel, possa ser produzido de uma boa conduta com o corpo boa conduta com a linguagem boa conduta com a mente - no existe essa possibilidade. E ele compreende: possvel que um resultado desejado, agradvel, possa ser produzido de uma boa conduta com o corpo boa conduta com a linguagem boa conduta com a mente - existe essa possibilidade.

17. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que uma pessoa que se ocupe com o comportamento imprprio com o corpo que se ocupe com o comportamento imprprio com a linguagem ... que se ocupe com o comportamento imprprio com a mente possa por conta disso, devido a isso, na dissoluo do corpo, aps a morte, renascer num destino feliz, at mesmo no paraso no existe essa possibilidade. [14] E ele compreende: possvel que uma pessoa que se ocupe com o comportamento imprprio com o corpo que se ocupe com o comportamento imprprio com a linguagem ... que se ocupe com o comportamento imprprio com a mente possa por conta disso, devido a isso, na dissoluo do corpo, aps a morte, renascer num estado de privao, num destino infeliz, nos reinos inferiores, at mesmo no inferno - existe essa possibilidade.

18. Ele compreende: impossvel, no pode acontecer que uma pessoa que se ocupe com o comportamento apropriado com o corpo que se ocupe com o comportamento apropriado com a linguagem ... que se ocupe com o comportamento apropriado com a mente possa por conta disso, devido a isso, na dissoluo do corpo, aps a morte, renascer num estado de privao, num destino infeliz, nos reinos inferiores, at mesmo no inferno - no existe essa possibilidade. E ele compreende: possvel que uma pessoa que se ocupe com o comportamento apropriado com o corpo que se ocupe com o comportamento apropriado com a linguagem ... que se ocupe com o comportamento apropriado com a mente possa por conta disso, devido a isso, na dissoluo do corpo, aps a morte renascer num destino feliz, at mesmo no paraso - existe essa possibilidade.

Dessa forma, Ananda, um bhikkhu pode ser chamado de hbil com aquilo que possvel e aquilo que impossvel.

19. Quando isso foi dito, o venervel Ananda disse para o Abenoado: maravilhoso, venervel senhor, admirvel! Qual o nome deste discurso do Dhamma?

Voc pode se recordar deste discurso do Dhamma, Ananda como Os Muitos Tipos de Elementos e Os Quatro Ciclos [15] e como O Espelho do Dhamma e o Tambor do Imortal e como a Vitria Suprema em Batalha.

Isso foi o que disse o Abenoado. O venervel Ananda ficou satisfeito e contente com as palavras do Abenoado.

 


 

[1] Os dezoito elementos esto definidos no Vbh 183-84/ 87-90 e so explicados em detalhe no Vsm XV, 17-43. Em suma, o elemento mente, (manodhatu), de acordo com o Abhidhamma, inclui a conscincia de advertncia para os cinco objetos que colidem com as cinco faculdades dos sentidos, (pancadvaravajjana-citta), e a conscincia que recebe o objeto depois que este tenha sido percebido atravs dos sentidos, (sampaticchana-citta). O elemento conscincia na mente, (manovianadhatu), inclui todos os tipos de conscincias, exceto as cinco conscincias nos sentidos e o elemento mente. O elemento objeto mental, (dhammadhatu), inclui os tipos de fenmenos materiais sutis que no envolvem a percepo dos sentidos, os trs agregados mentais, da sensao, da percepo e das formaes, e Nibbana. No inclui conceitos, idias abstratas, julgamentos, etc. Embora estes ltimos estejam includos na noo de objeto mental, (dhammarammana), o elemento objeto mental inclui apenas as coisas que existem por sua prpria natureza, no coisas fabricadas pela mente. [Retorna]

[2] Eles esto definidos no Vbh 180/85-86. Os elementos prazer e dor so sensaes no corpo, prazerosas e dolorosas; os elementos alegria e tristeza so sensaes na mente, prazerosas e dolorosas; o elemento equanimidade a sensao nem dolorosa, nem prazerosa. MA diz que a ignorncia includa devido sua aparente semelhana ao elemento da equanimidade.[Retorna]

[3] Vbh 183/86-87 define-os como os seis tipos correspondentes do pensamento aplicado, (vitakka); veja o MN 19.2.[Retorna]

[4] MA explica o elemento sensual como os cinco agregados que pertencem esfera sensual, (kamavacara), o elemento matria sutil como os cinco agregados que pertencem esfera da matria sutil, (rupavacara), e o elemento imaterial como os quatro agregados que pertencem esfera imaterial, (arupavacara).[Retorna]

[5] MA: o elemento condicionado inclui tudo aquilo que produzido por condies e uma designao para os cinco agregados. O elemento no condicionado Nibbana. [Retorna]

[6] As doze bases so definidas no Vbh 155-167/70-73 e explicadas no Vsm XV, 1-16. A base da mente inclui todos os tipos de conscincia e assim conhece todos os sete elementos que exercem a funo da conscincia. A base do objeto mental idntica ao elemento objeto mental.[Retorna]

[7] MA: Uma pessoa que possui o entendimento correto, (ditthisampanno), aquela que possui o entendimento do caminho, um nobre discpulo com o nvel mnimo do entrar na correnteza. Formao, neste caso, deve ser compreendida como formao condicionada, (sankhatasankhara), isto , qualquer coisa condicionada. [Retorna]

[8] MA aponta que um nobre discpulo num nvel abaixo de um arahant ainda pode perceber as formaes como prazerosas com a mente dissociada do entendimento incorreto, mas ele no ser capaz de adotar o entendimento de que qualquer formao prazerosa. Embora as percepes e pensamentos sobre as formaes como prazerosas surjam nele, ele sabe atravs da reflexo que essas noes so equivocadas. [Retorna]

[9] No trecho sobre o eu, sankhara, formao, substituda por dhamma, fenmeno. MA explica que essa substituio feita para incluir conceitos, tal como o sinal de uma kasina, etc., que uma pessoa comum tambm tende a identificar como eu. No entanto, visto que Nibbana descrito como imperecvel, (accuta), e como felicidade, (sukha), e como tambm est sujeito a ser confundido com o eu, (veja o MN 1.26), a palavra sankhara pode ser tomada de modo a incluir apenas o condicionado, enquanto que dhamma inclui ambos, o condicionado e o incondicionado. Esta interpretao, no entanto, no endossada pelos comentrios de Acariya Buddhaghosa. [Retorna]

[10] Esta seo distingue a pessoa comum do nobre discpulo em relao aos seis crimes monstruosos. MA aponta que um nobre discpulo na verdade incapaz de, intencionalmente, tirar a vida de qualquer ser vivo, mas o contraste feito aqui por meio do matricdio e paricdio enfatiza o aspecto perigoso da condio da pessoa comum e a fora do nobre discpulo. [Retorna]

[11] Isto , reconheceria algum outro que no o Buda como mestre espiritual supremo.[Retorna]

[12] MA: O surgimento de um outro Buda impossvel, do momento em que um Bodisatva gerado no ventre da me at que a sua Revelao tenha desaparecido por completo. Isto discutido no Miln 236-39.[Retorna]

[13] Este enunciado afirma apenas que um Buda Perfeitamente Iluminado sempre tem o sexo masculino, mas no nega que uma pessoa sendo agora mulher possa se tornar um Buda no futuro. Para alcanar isso, no entanto, ela ter que renascer como homem.[Retorna]

[14] Neste trecho a frase possa por conta disso, devido a isso, (tannidana tappaccaya), muito importante. No MN 136 o Buda mostra que uma pessoa que se dedica m conduta poder renascer num paraso e uma pessoa que se dedica boa conduta poder renascer num plano inferior. Mas nesses casos, o renascimento ser motivado por algum kamma diferente daquele kamma da conduta habitual da pessoa. [Retorna]

[15] Os quatro ciclos so os elementos, as bases, a origem dependente e o possvel e o impossvel.[Retorna]

 

 

Revisado: 16 Abril 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.