Itivuttaka 87
Andhakarana Sutta
Confusão
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Isto foi
dito pelo Abençoado, dito pelo Arahant, assim ouvi: “Há esses três tipos de
pensamento inábil que produzem confusão, produzem falta de visão, produzem
falta de conhecimento, conduzem à cessação da sabedoria, contribuem para a
aflição e não conduzem a nibbana. Quais três? Pensamento imbuído de
sensualidade ... Pensamento imbuído de má vontade ... Pensamento imbuído de
crueldade produz confusão, produz falta de visão, produz falta de conhecimento,
conduz à cessação da sabedoria, contribui para a aflição e não conduz a
nibbana. Esses são os três tipos de pensamento inábil que produzem confusão,
produzem falta de visão, produzem falta de conhecimento, conduzem à cessação da
sabedoria, contribuem para a aflição e não conduzem a nibbana.
“Há esses
três tipos de pensamento hábil que produzem a não confusão, produzem visão,
produzem conhecimento, fomentam a sabedoria, contribuem para a não aflição e
conduzem a nibbana. Quais três? Pensamento imbuído de renúncia ... Pensamento
imbuído de amor bondade ... Pensamento
imbuído de compaixão produz a não
confusão, produz visão, produz conhecimento, fomenta a sabedoria, contribui
para a não aflição e conduz a nibbana. Esses são os três tipos de pensamento
hábil que produzem a não confusão, produzem visão, produzem conhecimento,
fomentam a sabedoria, contribuem para a não aflição e conduzem a nibbana.”
Três pensamentos hábeis
deveriam ser pensados,
três pensamentos inábeis,
rejeitados.
Aquele que silencia o fluxo de pensamentos
— tal como a chuva deita uma nuvem de poeira —
com uma mente que domou os pensamentos,
aqui mesmo realiza
o estado
de paz.
Revisado: 2 Setembro 2006
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