Itivuttaka 88
Antaramala Sutta
Contaminações Interiores
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Isto foi dito pelo Abençoado, dito pelo Arahant, assim ouvi: "Bhikkhus, há essas contaminações interiores, inimigos interiores, adversários interiores, assassinos interiores, oponentes interiores. Quais três? A cobiça, bhikkhus, é uma contaminação interior ... um oponente interior. A raiva é uma contaminação interior ... um oponente interior. A delusão é uma contaminação interior ... um oponente interior. Essas são as três."
A cobiça causa o infortúnio,
a cobiça agita a mente;
as pessoas não compreendem que
esse é um perigo produzido no interior.
Uma pessoa cobiçosa não conhece o bem,
uma pessoa cobiçosa não vê o Dhamma;
a cegueira causada pela escuridão então prevalece
quando a cobiça subjuga a pessoa.
Mas quem abandonou a cobiça
não anseia por aquilo que estimula a cupidez,
A cobiça dele desliza
igual a água numa folha de lótus.
A raiva causa o infortúnio,
a raiva agita a mente;
as pessoas não compreendem que
esse é um perigo produzido no interior.
Uma pessoa raivosa não conhece o bem,
uma pessoa raivosa não vê o Dhamma;
a cegueira causada pela escuridão então prevalece
quando a raiva subjuga a pessoa.
Mas quem abandonou a raiva
não anseia por aquilo que estimula a raiva,
A raiva dele desliza
igual a fruta do caule da palmyra.
A delusão causa o infortúnio,
a delusão agita a mente;
as pessoas não compreendem que
esse é um perigo produzido no interior.
Uma pessoa deludida não conhece o bem,
uma pessoa deludida não vê o Dhamma;
a cegueira causada pela escuridão então prevalece
quando a delusão subjuga a pessoa.
Mas quem abandonou a delusão
não é confundida pelas coisas confusas.
Ela dá um fim à delusão
igual ao nascer do sol que dá um fim à escuridão.
Revisado: 5 Julho 2014
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