Anguttara Nikaya X.92

Vera Sutta

Animosidade

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Em Savathi. Ento Anathapindika, o chefe de famlia, foi at o Abenoado e ao chegar o cumprimentou e sentou a um lado. Tendo sentado, o Abenoado lhe disse:

Quando, num nobre discpulo, as cinco formas de medo e animosidade esto silenciadas; quando ele possui os quatro fatores para entrar na correnteza; e quando, atravs da sabedoria, ele viu claramente e penetrou completamente o nobre mtodo, ento se ele quiser poder afirmar acerca de si mesmo: O inferno foi destrudo, os ventres animais foram destrudos; o estado dos fantasmas famintos foi destrudo; os estados de privao, os destinos infelizes foram destrudos! Eu entrei na correnteza, no mais destinado aos mundos inferiores, com o destino fixo, tendo a iluminao como destino!

Agora, quais so as cinco formas de medo e animosidade que so silenciadas?

Quando algum tira a vida, ento, tendo o tirar a vida como condio, ele produz medo e animosidade no aqui e agora, produz medo e animosidade em vidas futuras, experimenta concomitantes mentais de dor e tristeza; mas ao abster-se de tirar a vida, ele nem produz medo e animosidade no aqui e agora, nem produz medo e animosidade em vidas futuras, nem experimenta concomitantes mentais de dor e tristeza: pois naquele que se abstm de tirar a vida, aquele medo e animosidade dessa forma silenciado.

Quando uma pessoa rouba pratica o sexo imprprio diz mentiras

Quando algum bebe vinho, lcool e outros embriagantes que causam a negligncia, ento, tendo o beber vinho, lcool e outros embriagantes que causam a negligncia como condio, ele produz medo e animosidade no aqui e agora, produz medo e animosidade em vidas futuras, experimenta concomitantes mentais de dor e tristeza mas ao abster-se de beber vinho, lcool e outros embriagantes que causam a negligncia, ele nem produz medo e animosidade no aqui e agora, nem produz medo e animosidade em vidas futuras, nem experimenta concomitantes mentais de dor e tristeza: pois naquele que se abstm de beber vinho, lcool e outros embriagantes que causam a negligncia, aquele medo e animosidade dessa forma silenciado.

Essas so as cinco formas de medo e animosidade que so silenciadas.

E quais so os quatro fatores para entrar na correnteza que ele possui?

o caso em que o nobre discpulo possui perfeita claridade, serenidade e confiana no Abenoado: De fato, o Abenoado um arahant, perfeitamente iluminado, consumado no verdadeiro conhecimento e conduta, bem-aventurado, conhecedor dos mundos, um lder insupervel de pessoas preparadas para serem treinadas, mestre de devas e humanos, iluminado, sublime.

Ele possui perfeita claridade, serenidade e confiana no Dhamma: O Dhamma bem proclamado pelo Abenoado, visvel no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sbios por eles mesmos.

Ele possui perfeita claridade, serenidade e confiana na Sangha: A Sangha dos discpulos do Abenoado pratica o bom caminho, pratica o caminho reto, pratica o caminho verdadeiro, pratica o caminho adequado, isto , os quatro pares de pessoas, os oito tipos de indivduos; [1] esta Sangha dos discpulos do Abenoado merecedora de ddivas, merecedora de hospitalidade, merecedora de oferendas, merecedora de saudaes com reverncia, um campo inigualvel de mrito para o mundo.

Ele possui as virtudes apreciadas pelos nobres intactas, no-laceradas, imaculadas, no-matizadas, libertadoras, elogiadas pelos sbios, desapegadas, que conduzem concentrao.

Esses so os quatro fatores para entrar na correnteza que ele possui.

"E qual o nobre mtodo que ele viu claramente e penetrou completamente atravs da sabedoria? o caso em que um nobre discpulo observa:

Quando existe isso, aquilo existe.
Com o surgimento disso, aquilo surge.
Quando no existe isso,
aquilo tambm no existe.
Com a cessao disto, aquilo cessa.

"Em outras palavras:

"Da ignorncia como condio, as formaes volitivas [surgem].
Das formaes volitivas como condio, a conscincia.
Da conscincia como condio, a mentalidade-materialidade (nome e forma).
Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condio, as seis bases dos sentidos.
Das seis bases dos sentidos como condio, o contato.
Do contato como condio, as sensaes.
Das sensaes como condio, o desejo.
Do desejo como condio surge o apego.
Do apego como condio, o ser/existir.
Do ser/existir como condio, o nascimento.
Do nascimento como condio, envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero.
Essa a origem dessa massa de sofrimento.

"Agora do desaparecimento e cessao sem deixar vestgios dessa mesma ignorncia cessam as formaes volitivas.
Da cessao das formaes volitivas cessa a conscincia.
Da cessao da conscincia cessa a mentalidade-materialidade (nome e forma).
Da cessao da mentalidade-materialidade (nome e forma) cessam as seis bases dos sentidos.
Da cessao das seis bases dos sentidos cessa o contato.
Da cessao do contato cessa a sensao.
Da cessao da sensao cessa o desejo.
Da cessao do desejo cessa o apego.
Da cessao do apego cessa o ser/existir.
Da cessao do ser/existir cessa o nascimento.
Da cessao do nascimento, ento, envelhecimento e morte, tristeza, lamentao, dor, angstia e desespero, tudo cessa.
Essa a cessao dessa massa de sofrimento.

"Esse o nobre mtodo que ele viu claramente e penetrou completamente atravs da sabedoria.

Quando, num nobre discpulo, as cinco formas de medo e animosidade esto silenciadas; quando ele possui os quatro fatores para entrar na correnteza; e quando, atravs da sabedoria ele viu claramente e penetrou completamente o nobre mtodo, ento se ele quiser poder afirmar acerca de si mesmo: O inferno foi destrudo, os ventres animais foram destrudos; o estado dos fantasmas famintos foi destrudo; os estados de privao, os destinos infelizes foram destrudos! Eu entrei na correnteza, no mais destinado aos mundos inferiores, com o destino fixo, tendo a iluminao como destino!

 


 

Notas:

1. Os quatro pares so (1) a pessoa que pratica o caminho de entrar na correnteza, a pessoa que experimenta o fruto de entrar na correnteza; (2) a pessoa que pratica o caminho de retornar uma vez, a pessoa que experimenta o fruto de retornar uma vez; (3) a pessoa que pratica o caminho de no retorno, a pessoa que experimenta o fruto de no retorno; (4) a pessoa que pratica o caminho de arahant, a pessoa que experimenta o fruto de arahant. Os oito indivduos so os oito tipos que formam esses quatro pares. [Retorna]

Veja tambm o ANIX.27 e o SN XII.41.

 


 

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Revisado: 5 Setembro 2013

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