Anguttara Nikaya VI.68

Sanganikarama Sutta

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Bhikkhus, que um bhikkhu apegado ao convvio, que se delicia em socializar-se, se delicie com o isolamento - isso no possvel. Sem estar isolado e sem a mente se deliciar com o isolamento, que a mente apreenda o sinal - isso no possvel. Quando a mente no apreende o sinal, que o bhikkhu aperfeioe o entendimento correto [1] isso no possvel. Sem aperfeioar o entendimento correto, que ele aperfeioe a concentrao correta [2] isso no possvel. Sem aperfeioar a concentrao correta, que ele destrua os grilhes [3] isso no possvel. Sem destruir os grilhes que ele realize nibbana isso no possvel.

Bhikkhus, que um bhikkhu no apegado ao convvio, que no se delicia em socializar-se, se delicie com o isolamento - isso possvel. Estando isolado e a mente se deliciando com o isolamento, que a mente apreenda o sinal - isso possvel. Quando a mente apreende o sinal, que o bhikkhu aperfeioe o entendimento correto isso possvel. Aperfeioando o entendimento correto, que ele aperfeioe a concentrao correta isso possvel. Aperfeioando a concentrao correta, que ele destrua os grilhes isso possvel. Destruindo os grilhes que ele realize nibbana isso possvel.

 


Notas:

[1] Nota do tradutor: Em geral estamos acostumados a ver nos suttas o entendimento correto, sob a forma da penetrao das quatro nobres verdades, como seqncia natural da concentrao correta. No MN 117 o Buda diz que o entendimento correto o precursor do caminho Budista. Nesse caso, o entendimento da lei de kamma que funciona como precursor. Podemos argumentar que na verdade o entendimento correto permeia todo o caminho da prtica sob a forma do entendimento da causalidade. A confirmao disso est no nmero de vezes em que a ateno com sabedoria, (yoniso manasikara), mencionada nos suttas, e em particular no que diz respeito prtica da concentrao. No SN XLVI.51, mencionado que o alimento para a concentrao a ateno com sabedoria para o sinal da tranquilidade. [Retorna]

[2] Concentrao correta so os jhanas.

[3] Grilhes, veja samyojana no glossrio.

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Revisado: 26 Setembro 2008

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