8. Sahassavagga
Milhares
|
Embora viva cem anos |
|
Embora viva cem anos |
Para ouvir
[Nota Verso 112] Viriyam (energia): está intimamente associada com pañña (sabedoria). Aqui, viriya não significa força física, apesar desse ser um de seus significados, mas sim o vigor mental ou persistência, que é, de longe, muito mais importante. É definida como o esforço persistente para purificar a mente. Estabelecendo-se firmemente em sua virtude o bodisatva desenvolveu viriya e fez dela uma de suas características proeminentes.
Viriya de um bodisatva está claramente representada no Mahajanaka Jataka. Tendo naufragado em alto mar ele se empenhou por sete dias, sem perder as esperanças nem mesmo por um instante, até que foi finalmente resgatado. Ele vê os fracassos como passos para o êxito, adversidades fazem com que ele duplique o seu empenho, perigos aumentam sua coragem. Abrindo seu caminho através das dificuldades, que comprometem o entusiasmo dos fracos, superando os obstáculos, que desanimam os fracos, ele mantém seus olhos em seu objetivo. Ele também nunca para enquanto seu objetivo não foi alcançado. Ele disse para Mara, que o aconselhou a abandonar sua busca: “morte na batalha seria melhor do que, se derrotado, eu sobrevivesse.” (Snp III.2).
Assim como sua sabedoria é sempre dirigida a serviço dos outros, assim também é o seu fundo de energia. Em vez de confiná-lo a um curso estreito que conduz para a realização de objetivos pessoais egoístas, ele o dirige para o canal aberto de atividades que levam à felicidade universal. Incessantemente e incansavelmente ele trabalha para os outros, não esperando nenhuma remuneração ou recompensa em retorno. Ele está sempre pronto para servir aos outros com o melhor de sua capacidade.
Em certos aspectos, viriya desempenha um papel ainda maior do que pañña na realização do objetivo. Naquele que trilha o nobre caminho óctuplo, o esforço correto (samma vayama ou viriya) impede o surgimento de estados prejudiciais, abandona os estados prejudiciais que já surgiram, estimula o surgimento de estados benéficos, e mantém e desenvolve os estados benéficos que já surgiram. Ela é um dos sete fatores da iluminação (viriya sambojjhanga). É uma das quatro bases do poder espiritual (viriyiddhipada). É viriya que executa a função dos quatro tipos de esforço correto (sammappadhana). É um dos cinco poderes (viriya bala) e uma das cinco faculdades predominantes (viriyindriya). Viriya, por conseguinte, pode ser considerada como um agente que realiza nove funções. É este esforço persistente para desenvolver a mente, que funciona como uma ferramenta poderosa para alcançar todos os objetivos. Veja no Glossário a definição de bojjhanga e padhana. Veja mais sobre a perfeição (parami) da energia
Revisado: 21 Julho 2012
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.