7. Arahantavagga

Arahants

 


 

 

Aqueles que não acumulam,
com a completa compreensão do alimento,
sua permanência é a libertação
no vazio e sem sinais.
Tal como pássaros atravessando o espaço,
cujo rastro é difícil de traçar.
                                                        Dhp 92

Para ouvir

 


 

[Nota Verso 92] Sannicayo natthi (não acumulam): As pessoas completamente desenvolvidas espiritualmente - as pessoas santas - não acumulam nada. Esta afirmação é verdadeira em dois sentidos. É bem claro que eles não acumulam requisitos mundanos e coisas materiais. Eles também não acumulam novos méritos ou deméritos. Eles não criam novos kammas. Por causa disso, eles não têm mais renascimentos. Um arahant pode praticar uma ação benéfica, mas ele não acumula o mérito por esse ato.

Arahant: esse verso aborda algumas qualidades especiais de um arahant. Quem, então, são os arahants? São aqueles que cultivaram o caminho e alcançaram o mais elevado estágio de realização (arahatta), a liberação final do sofrimento.

“Os vitoriosos são como eu
que venceram destruindo as contaminações.”
Ariyapariyesana Sutta

Os arahants abandonaram todos os apegos, até mesmo os mais sutis. Portanto, a mente de um arahant permanece na libertação do vazio, sem sinais, e a completa liberdade de pensamento.

O Buda, no entanto, também deixou claro aos seus discípulos a diferença entre ele e os arahants que eram seus discípulos. O Buda declarou que eles eram iguais no que diz respeito à emancipação das impurezas e à libertação final:

"O Tathagata, bhikkhus, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, é aquele que fez surgir o caminho que não havia surgido, aquele que produziu o caminho que não estava produzido, aquele que declarou o caminho que não estava declarado; ele conhece o caminho, ele encontrou o caminho, ele tem habilidade no caminho. Os seus discípulos agora seguem esse caminho e eles se tornarão possuidores dessas qualidades no futuro. “Essa, bhikkhus, é a distinção, é a disparidade, é a diferença entre o Tathagata, o Arahant, o Perfeitamente Iluminado, e um bhikkhu libertado através da sabedoria.”
Sammasambuddha Sutta

Arhat (sânscrito): “O Consumado”, “O Digno”, são títulos aplicados exclusivamente ao Buda e aos discípulos plenamente iluminados. Como as escrituras revelam, a primeira aplicação do termo foi feita pelo próprio Buda. Foi quando o Buda estava viajando de Gaya para Benares para dar seu primeiro discurso aos cinco ascetas.

No caminho, não muito longe de Gaya, o Buda se encontrou com o Ajivaka Upaka, um asceta, que, impressionado com a aparência serena do Mestre, perguntou: “Sob qual mestre você adotou a vida santa, amigo? Quem é o seu mestre? Qual Dhamma você professa?” O Buda respondeu em versos:

... Eu sou o Consumado no mundo,
eu sou o Mestre Supremo. ...
Ariyapariyesana Sutta

Ele usou a palavra pela segunda vez, ao abordar os cinco ascetas assim:

“O Tathagata é um arahant, perfeitamente iluminado.”
Ariyapariyesana Sutta

A palavra é aplicada somente para aqueles que destruíram completamente as impurezas. Neste sentido, o Buda foi o primeiro arahant no mundo, como ele próprio revelou a Upaka.

 

 

Revisado: 23 Junho 2012

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