25. Bhikkhuvagga

O Monge

 


 

 

Boa a conteno no olho,
a conteno no ouvido boa,
boa a conteno no nariz,
a conteno na lngua boa.
                                                        Dhp 360

[Nota 1]

Boa a conteno no corpo,
a conteno na linguagem boa,
boa a conteno na mente,
a conteno em tudo boa.
O bhikkhu contido de todas as formas
est livre de dukkha.
                                                        Dhp 361

Com as mos e os ps controlados
bem como a linguagem, com completo controle,
deliciando-se com a meditao, tranqilo,
s, satisfeito, ele chamado um bhikkhu.
                                                        Dhp 362

[Nota 2]

Um bhikkhu com a lngua sob controle
fala com sabedoria, despretensioso,
capaz de explicar o fraseado e o significado,
doce como o mel o seu discurso.
                                                        Dhp 363

[Nota 3]

O bhikkhu que permanece com o Dhamma,
pondera e se delicia com o Dhamma,
se recorda do Dhamma -
no decai do verdadeiro Dhamma.
                                                        Dhp 364

[Nota 4]

Sem desprezar o que recebeu
nem invejar o que outros receberam.
O bhikkhu que invejoso
no realiza samadhi.
                                                        Dhp 365

[Nota 5]

Sem desprezar o que tenha recebido
mesmo que seja pouco,
com o modo de vida purificado, dedicado,
esse bhikkhu elogiado pelos devas.
                                                        Dhp 366

Em quem no h a fabricao 'meu'
em relao mentalidade-materialidade,
que no se aflige pelo que no ,
deveras ele chamado bhikkhu.
                                                        Dhp 367

[Nota 6]

O bhikkhu que permanece com amor-bondade,
dedicado aos ensinamentos do Buda,
realiza o estado de paz e felicidade,
o silenciar da condicionalidade.
                                                        Dhp 368

[Nota 7]

Oh bhikkhu esvazie esse barco!
Vazio seguir com presteza.
Livre da cobia e da raiva
nibbana ser realizado.
                                                        Dhp 369

[Nota 8]

Corte cinco e abandone cinco,
cultive outros cinco,
um bhikkhu livre de cinco grilhes
chamado aquele que cruzou a torrente.
                                                        Dhp 370

[Nota 9]

Medite bhikkhu! No seja negligente!
No permita que os prazeres dos sentidos rodopiem a mente!
Negligente devorar bolas de ferro incandescentes!
Ao arder no lamente, 'Isso dukkha'!
                                                        Dhp 371

[Nota 10]

No existe concentrao (jhana) sem sabedoria,
e no existe sabedoria sem concentrao.
Aquele que tem ambos concentrao e sabedoria,
est mais prximo de nibbana.
                                                        Dhp 372

O bhikkhu que busca um local isolado,
com a mente calma,
compreende o Dhamma com insight,
experimenta a felicidade transcendente.
                                                        Dhp 373

[Nota 11]

Vendo com clareza
o surgimento e cessao dos agregados
ele experimenta o xtase e o contentamento.
o imortal para aqueles que sabem.
                                                        Dhp 374

Controle dos sentidos, contentamento,
conteno pelas regras do Patimokkha,
Essa a base para a vida santa
de um bhiikhu sbio.
                                                        Dhp 375

Bons amigos, nobres, energticos e puros.
Gentil e com fina conduta.
assim pleno de contentamento
dar um fim a dukkha.
                                                        Dhp 376

Tal como o jasmim
que descarta as flores murchas,
assim tambm vocs bhikkhus
descartem a cobia e a raiva.
                                                        Dhp 377

O bhikkhu com o corpo e a linguagem calmos,
com a mente calma e bem controlada,
tendo renunciado aos prazeres mundanos,
deveras chamado de 'pacificado'.
                                                        Dhp 378

Voc mesmo exorte a si mesmo!
Voc mesmo examine a si mesmo!
Com ateno plena protegendo a si mesmo
o bhikkhu sempre estar feliz.
                                                        Dhp 379

Seja o seu prprio protetor,
seja o seu prprio refgio.
Assim controle a si mesmo
tal como um mercador a sua preciosa montaria.
                                                        Dhp 380

[Nota 12]

Pleno de contentamento e confiante
nos ensinamentos do Buda,
o bhikkhu realizar o estado de paz,
a felicidade da cessao do condicionado.
                                                        Dhp 381

[Nota 13]

Com certeza o jovem bhikkhu
que se empenha no ensinamento do Buda
ilumina todo o mundo
tal como a lua livre das nuvens.
                                                        Dhp 382

 


 

ndice                                                                                             26. Brahmanavagga

 


 

Notas:

[Nota 1 - Verso 360] Veja a prtica da conteno como parte do treinamento gradual de um bhikkhu no Culahatthipadopama Sutta. [Retorna]

[Nota 2 - Verso 362] Samahito: tranqilo, uma mente que tranqila tendo realizado samadhi - concentrao. No Culavedalla Sutta a bhikkhuni Dhammadina explica o que concentrao, qual a base da concentrao, qual o equipamento da concentrao e qual o desenvolvimento da concentrao.

"Unificao da mente concentrao; os quatro fundamentos da ateno plena so a base da concentrao; os quatro tipos de esforo constituem o equipamento da concentrao; a repetio, o desenvolvimento e o cultivo desses mesmos estados constituem o desenvolvimento da concentrao."

Os quatro fundamentos da ateno plena so explicados no Satipatthana Sutta.
Os quatro tipos de esforo so explicados no Mahasakuludayin Sutta. [Retorna]

[Nota 3 - Verso 363] Neste verso so destacadas as virtudes da linguagem correta que um dos elementos do Nobre Caminho ctuplo. No Saleyyaka Sutta o Buda descreve os quatro tipos de linguagem de acordo com o Dhamma. [Retorna]

[Nota 4 - Verso 364] Seis qualidades extraordinrias do Dhamma so enumeradas:

"O Dhamma bem proclamado pelo Abenoado, visvel no aqui e agora, com efeito imediato, que convida ao exame, que conduz para adiante, para ser experimentado pelos sbios por eles mesmos."

O Dhamma possui um nico sabor - nibbana. Os benefcios do Dhamma se manifestam de imediato, no necessrio aguardar uma vida futura. O Dhamma atemporal, no se esvai com o tempo. O Dhamma est aberto para que qualquer um descubra por si mesmo. [Retorna]

[Nota 5 - Verso 365] Veja samadhi no glossrio. [Retorna]

[Nota 6 - Verso 367] Nama-rupa: mentalidade-materialidade ou nome-forma a unio de fenmenos mentais (nama) e fenmenos materiais (rupa) que constituem os cinco agregados (khandha).
Com relao "fabricao 'meu'" veja o Mahapunnama Sutta. [Retorna]

[Nota 7 - Verso 368] Amor-bondade veja metta no glossrio.
O estado de paz e felicidade nibbana.
A condicionalidade paticca-samuppada. [Retorna]

[Nota 8 - Verso 369] O barco precisa ser esvaziado da gua que se for acumulada ir afund-lo. Uma vez que o barco esteja vazio, ambos a cobia e a raiva se foram, com presteza ir alcanar o destino - nibbana. [Retorna]

[Nota 9 - Verso 370] Os cinco primeiros grilhes devem ser cortados, os cinco grilhes superiores devem ser abandonados, veja samyojana no glossrio.
As cinco faculdades (indriya) devem ser cultivadas.
Aquele que cruzou a torrente realizou o caminho supra-mundano, veja (ariya-puggala no glossrio. [Retorna]

[Nota 10 - Verso 371] No permita que a mente vagueie pelos prazeres dos sentidos pois se permitir ser como engolir bolas de ferro incandescentes no inferno. Assim lamentar o seu destino - 'Isso sofrimento'. No permita que isso acontea. [Retorna]

[Nota 11 - Verso 373] A felicidade transcendente no pode ser alcanada pelas mentes comuns. a felicidade dos quatro jhanas e das quatro realizaes imateriais. [Retorna]

[Nota 12 - Verso 379-380] Este um dos conceitos centrais do Budismo: a pessoa deve ela mesma buscar a motivao para seguir o caminho de prtica sabendo que no h fontes externas ou rituais que possam salv-la. O Budista depende apenas dos seus esforos. Alcanar a libertao pode ser comparado com uma enfermidade: se algum est enfermo procura um mdico que diagnostica a doena e prescreve o tratamento. Para ser curado ele dever por si mesmo seguir as instrues do tratamento. [Retorna]

[Nota 13 - Verso 381] A cessao do condicionado veja paticca-samuppada. [Retorna]


ndice                                                                                              26. Brahmanavagga

 

 

Revisado: 29 Agosto 2015

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