12. Attavagga
O Eu
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Com apreço por si mesmo, |
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Estabeleça primeiro a si mesmo |
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Ao ensinar os outros |
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Cada um é o seu próprio refúgio, |
Para ouvir
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O mal é feito pela própria pessoa. |
Para ouvir
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Desprovido de disciplina e virtude, |
Para ouvir
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Fácil é agir com o mal, |
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Os tolos que se apóaim |
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A própria pessoa faz o mal, |
Para ouvir
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Não negligencie o bem maior |
Notas:
[Nota 1 - Verso 157] attanam surakkhitam rakkheyya: se protege e resguarda. Essa advertência enfatiza uma das principais características do Budismo. A libertação de cada um é responsabilidade de cada um. Ninguém pode fazer isso no nosso lugar.
O Budismo não pode ser considerado como uma religião no sentido que essa palavra é entendida normalmente pois não é um sistema de fé e devoção que deve lealdade a algum tipo de entidade sobrenatural. O Budismo não demanda a fé cega dos seus adeptos. Por conseguinte, a mera crença é deposta sendo subsituída pela confiança baseada no conhecimento. A confiança de um adepto do Budismo é semelhante ao paciente em relação a um médico respeitado, ou de um estudante em relação ao seu mestre. Embora um Budista busque refúgio no Buda como guia e mestre incomparável que indica o caminho para a emancipação, isso não significa uma capitulação servil. Um Budista não crê ser possível alcançar a emancipação simplesmente através do refúgio no Buda, ou através da mera fé. Não faz parte dos poderes do Buda remover as impurezas mentais das pessoas. O Buda como mestre é de grande ajuda mas cada um é reponsável pela sua própria emancipação. [Retorna]
[Nota 2 - Verso 158] pathamam attanam eva: estabeleça primeiro a si mesmo. Isso não significa que o Buda defendia o egoísmo, pelo contrário, é uma questão de definir corretamente as prioridades. Primeiro busque desenvolver a si próprio, depois será possível ajudar os outros. Sem ter superado o próprio egoísmo não é possível ajudar os outros a fazerem o mesmo. [Retorna]
[Nota 3 - Verso 159] attanam tatha kariya: o bom exemplo é o que mais vale. Isso é dito com relação aos que instruem de uma certa forma mas se comportam de forma contrária. O Buda sempre enfatizou a prática, não somente as palavras, prática que cada um deve assumir como sua responsabilidade. [Retorna]
[Nota 4 - Verso 163] attano ahitani sukarani: Fácil é agir com o mal, prejudicando a si mesmo. Isto foi dito com referência ao cisma criado por Devadatta. [Retorna]
[Nota 5 - Verso 164] ditthi: idéia, entendimento, opinião. Se não estiver qualificado com samma (correto) se refere em geral a entendimentos ou idéias/opiniões ruins e prejudiciais (miccha) que devem ser rejeitados por ser fonte de conduta e aspirações ruins e capazes de conduzir os seres aos abismos mais profundos da depravação.
Nos ensinamentos do Buda há vários níveis de entendimento incorreto. O nível mais fundamental é descrito no Saleyyaka Sutta no qual o entendimento incorreto é definido como a negação da vida após a morte e das conseqüências de kamma.
phalani iva attaghaññaya: frutifica para a auto-destruição. O bambu é destruído depois que produz os frutos. [Retorna]
[Nota 6 - Verso 166] attadattham: bem maior, que significa nibbana. Alguém não deve sacrificar o progresso no caminho espiritual devido à prática de muitos atos de serviço para os outros. Ajude os outros mas não negligencie o seu próprio progresso espiritual, aquilo que lhe traz benefício.
Revisado: 2 Novembro 2013
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