Jhana
Samma Samadhi
Jhana, um estado meditativo com profunda sensibilidade e quietude da mente, algumas vezes traduzido como "absorção", representa a base fundamental para o desenvolvimento da Concentração Correta
A
definição (com símiles)
"É o caso em que um bhikkhu afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades
não hábeis, entra e permanece no primeiro jhana, que é caracterizado
pelo pensamento aplicado e sustentado, com o êxtase e felicidade nascidos do
afastamento. Ele permeia e impregna, cobre e preenche o corpo com o êxtase e
felicidade nascidos do afastamento. Não há nada em todo o corpo que não
esteja permeado pelo êxtase e felicidade nascidos do afastamento.
"É como se um banhista habilidoso ou seu
aprendiz vertesse pó de banho numa bacia de latão e o misturasse, borrifando
com água de tempos em tempos, de forma que essa bola de pó de banho - saturada,
carregada de umidade, permeada por dentro e por fora - no entanto não pingasse;
assim, o bhikkhu permeia, cobre e preenche o corpo com o êxtase e felicidade
nascidos do afastamento....
[Segundo jhana]
"E além disso, abandonando o pensamento aplicado e sustentado, um bhikkhu
entra e permanece no segundo jhana, que é caracterizado pela segurança interna e
perfeita unicidade da mente, sem o pensamento aplicado e sustentado, com o êxtase e felicidade
nascidos da concentração. Ele permeia e impregna, cobre e preenche o corpo
com o êxtase e felicidade nascidos da concentração. Não há nada em todo o
corpo que não esteja permeado pelo êxtase e felicidade nascidos da
concentração.
"Como
um lago sendo alimentado por uma fonte de água interna, não tendo um fluxo de
água do leste, oeste, norte, ou sul, nem os céus periodicamente fornecendo
chuvas abundantes, de modo que a fonte de água interna permeia e
impregna, cobre e preenche o lago de água fresca, sem que
nenhuma parte do lago não esteja permeada pela água fresca; assim também
o bhikkhu permeia e impregna, cobre e preenche o corpo com o êxtase e
felicidade nascidos da concentração...
[Terceiro jhana]
"E além disso, abandonando o êxtase, um bhikkhu entra e permanece no terceiro jhana que é caracterizado pela felicidade sem o êxtase, acompanhada pela atenção plena, plena consciência e equanimidade, acerca do qual os
nobres declaram: ‘Ele permanece numa estada feliz, equânime e plenamente
atento.’ Ele permeia e impregna, cobre e preenche o
corpo com a felicidade despojada do êxtase, de forma que não exista nada em
todo o corpo que não esteja permeado com a felicidade despojada do êxtase.
"Como
num lago que tenha flores de lótus azuis, brancas ou vermelhas, podem existir
algumas flores de lótus azuis, brancas, ou vermelhas que, nascidas e tendo
crescido na água, permanecem imersas na água e florescem sem sair de dentro da
água, de forma que elas permanecem permeadas e impregnadas, cobertas e
preenchidas com água fresca da raiz até a ponta, e nada dessas flores de lótus
azuis, brancas ou vermelhas permanece sem estar permeado pela água fresca;
assim também o bhikkhu permeia e impregna, cobre e preenche o corpo com a
felicidade despojada de êxtase ...
[Quarto jhana]
"E além disso, com o completo desaparecimento da felicidade, um bhikkhu entra e permanece no
quarto jhana, que possui nem felicidade nem sofrimento, com a atenção plena
e a equanimidade purificadas. Ele permanece permeando o corpo com a
mente pura e luminosa, de forma que não exista nada em todo o corpo
que não esteja permeado pela mente pura e luminosa.
"Como
se um homem estivesse enrolado da cabeça aos pés com um tecido branco
de forma que não houvesse nenhuma parte do corpo que não estivesse coberta pelo
tecido branco; assim também o bhikkhu permanece permeando o corpo com a
mente pura e luminosa. Não há nada
no corpo que não esteja permeado por essa mente pura e luminosa"
--
AN V.28
Nota:
Ajaan Brahmavamso oferece uma tradução alternativa para os quatro jhanas:
Primeiro Jhana
Um bhikkhu afastado dos cinco sentidos, afastado dos cinco obstáculos entra e permanece no primeiro jhana que é caracterizado pelo movimento da mente e sustentação da mente no êxtase e felicidade nascidos do afastamento.
Segundo Jhana
Com a aquietação do movimento da mente um bhikkhu entra e permanece no segundo jhana que é caracterizado pela segurança interna e perfeita unicidade da mente, sem o movimento da mente, com o êxtase e felicidade nascidos da quietude.
Terceiro Jhana
Com o desaparecimento do êxtase ...
Quarto Jhana
... Com a atenção plena purificada pela equanimidade
Jhana e
insight caminham juntos
Não existe concentração (jhana)
sem sabedoria,
e não existe sabedoria
sem concentração.
Aquele que tem ambos concentração
e sabedoria,
está mais próximo
de Nibbana.
- Dhp 372
Revisado: 29 Agosto 2015
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