Os Meios dos Sentidos nos Jhanas

Por

Michael Beisert

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A questo que pretendo abordar neste breve ensaio se os cinco meios dos sentidos esto ativos ou desativados nos jhanas.

No h um consenso entre os professores do Dhamma e os estudiosos com relao resposta a essa questo. Para alguns, os sentidos so completamente desativados nos jhanas e a mente permanece desconectada do corpo voltada completamente para si mesma, num estado de intenso prazer e alegria que gradualmente substitudo por um estado de absoluta paz e equanimidade.

Para outros a mente desfruta das mesmas qualidades, no entanto no fica desconectada dos sentidos mas ao mesmo tempo no perturbada por aquilo que impacta os sentidos.

No primeiro caso a atividade de insight, ou investigao daquilo que est sendo experimentado, ocorre apenas ao sair dos estados de jhana. No segundo caso a atividade de insight pode ocorrer durante a experincia dos jhanas.

bom sempre lembrar que a caracterstica fundamental dos jhanas a mente desobstruda, ou seja sem ser importunada pelos cinco obstculos que so: o desejo pelo prazer dos sentidos, a m vontade, a preguia e o torpor, a inquietao e a ansiedade ou remorso, e a dvida. No primeiro caso o insight possvel depois de sair dos jhanas pois durante algum tempo a mente ainda permanece desobstruda dos obstculos. A mente desobstruda dos obstculos que permite ver com clareza a verdadeira natureza dos fenmenos.

No difcil concluir que no primeiro caso, em que a mente se desconecta dos sentidos, a possibilidade da mente ser importunada pelos obstculos nula, visto que como regra geral os obstculos tm origem na experincia dos sentidos. O prazer e a alegria experimentados nos jhanas so aquilo que asseguram a sua estabilidade ou seja a intensidade dessas emoes que faz com que a mente permanea estvel nesses estados.

J no segundo caso, em que os sentidos permanecem ativos, o contato nos sentidos deve ser extremamente sutil de modo a no estimular os obstculos. Com certeza esse tipo de estado pode ser experimentado, mas a questo principal se esse estado pode ser mantido, ou seja se um estado estvel o suficiente, ou, se a qualquer momento, devido a algum estmulo sensorial mais impactante, esse estado possa ser perdido pois a mente ser tomada por algum obstculo.


1. O que Dizem os Suttas:

A definio padro encontrada nos suttas para o primeiro jhana, seguindo a traduo para o ingls feita por Bhikkhu Bodhi, a seguinte:

" o caso em que um bhikkhu afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades no hbeis, entra e permanece no primeiro jhana, que caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o xtase e felicidade nascidos do afastamento.

Ajaan Brahmavamso oferece uma traduo um pouco distinta:

"Um bhikkhu afastado dos cinco sentidos, afastado dos cinco obstculos, entra e permanece no primeiro jhana que caracterizado pelo movimento da mente e sustentao da mente no xtase e felicidade nascidos do afastamento."

H trs diferenas entre as duas tradues:

i) afastado dos prazeres sensuais versus afastado dos cinco sentidos

Os termos em pali so vivicceva kamehi. Vivicceva tem o significado de separar-se de algo, manter distncia, afastar-se. Kamehi vem de kama que pode ter um significado objetivo ou subjetivo. O seu significado objetivo so os objetos dos sentidos, o significado subjetivo o prazer e a alegria causados pelos objetos dos sentidos.

Numa troca de correspondncia com Ajaan Brahm ele mencionou o seguinte: "Ajaan Brahmali provou com base nos suttas que sempre que a palavra kama usada no plural significa os cinco sentidos. Portanto vivicceva kamehi sempre significa afastado/separado dos cinco sentidos."

Portanto vivicceva kamehi tem o significado de separar-se, afastar-se, manter distncia dos objetos dos sentidos e do prazer e alegria causado por esses objetos.

ii) afastado das qualidades no hbeis vs. afastado dos cinco obstculos

Os termos em pali so vivicca akusalehi dhammehi. Vivicca j foi explicado acima. Akusalehi dhammehi, ou akusala dhamma, so qualidades ou fenmenos mentais prejudiciais ou inbeis. Os cinco obstculos claramente se encaixam nessa definio.

iii) caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado vs. caracterizado pelo movimento da mente e sustentao da mente

Os termos em pali so savitakkam savicaram. Vitakka e vicara como regra geral so empregados com o sentido de pensamento, mas nos estados de meditao profunda, em que os pensamentos foram deixados de lado a interpretao como sendo movimento e sustentao da mente faz mais sentido.

Portanto com base nessa anlise dos termos em pali podemos oferecer uma traduo mais detalhada do primeiro jhana como:

"Um bhikkhu, separado, afastado, mantendo distncia os objetos dos sentidos e o prazer e alegria causados pelos objetos dos sentidos; separado, afastado, mantendo distncia os obstculos, que so qualidades inbeis e prejudiciais, entra e permanece no primeiro jhana que caracterizado pelo movimento da mente e sustentao da mente no xtase e felicidade nascidos do afastamento."


2. Os suttas oferecem mais evidncias que sustentem essa interpretao?

H alguns suttas do Anguttara Nikaya que oferecem algumas informaes adicionais:

O Anupubbanirodha Sutta diz o seguinte:

"Bhikkhus, h essas nove cessaes sucessivas. Quais nove? (1) Naquele que alcanou o primeiro jhana, a percepo sensorial cessa ..."

Os termos em pali para "percepo sensorial cessa" so kamasaa niruddha. Tal como vimos acima kama pode ter um significado objetivo ou subjetivo. O seu significado objetivo so os objetos dos sentidos, o significado subjetivo o prazer e a alegria causados pelos objetos dos sentidos. Saa percepo e niruddha em geral interpretado como cessar, dissolver, desaparecer. No texto Um Problema com a palavra Nirodha o Venervel Payutto explica que essa interpretao para a palavra nirodha apresenta alguns problemas, nas palavras do Venervel:

"De modo geral, a palavra cessar significa eliminar algo que j havia surgido, ou de interromper algo que j havia comeado. No entanto, nirodha, no ensinamento da Origem Dependente, (como tambm em dukkhanirodha, a terceira Nobre Verdade), significa o no surgimento ou no existncia de algo porque a causa do seu surgimento foi eliminada. Por exemplo, a frase quando avijja nirodha, sankhara tambm nirodha, que em geral interpretada como com a cessao da ignorncia, as formaes volitivas cessam, na verdade significa quando no h ignorncia, ou a ignorncia no surge, ou quando no h mais qualquer problema com a ignorncia, no existem formaes volitivas, as formaes volitivas no surgem, ou no existe mais nenhum problema com as formaes volitivas. No significa que a ignorncia que j surgiu tenha que ser eliminada antes que as formaes volitivas que j surgiram tambm sejam eliminadas."

Trazendo essa interpretao para kamasaa niruddha temos "a percepo dos objetos dos sentidos e do prazer e alegria causados pelos objetos dos sentidos no surge." Qual a condio para o surgimento da percepo? Justamente o contato, ou seja quando o contato no surge, a percepo no ir surgir.

Essa interpretao ainda mais explcita do que vivicceva que aparece na definio padro do primeiro jhana. Combinando vivicceva kamehi e kamasaa niruddha temos que no primeiro jhana estamos falando de:

"Separar-se, afastar-se, manter distncia dos objetos dos sentidos e do prazer e alegria causado por esses objetos e, o no surgimento do contato e percepo dos objetos dos sentidos e do prazer e alegria causado por esses objetos."

Existe alguma maneira mais clara de descrever o que acontece no primeiro jhana com os meios dos sentidos, com os objetos dos meios dos sentidos, e com as percepes causadas pelo encontro de ambos?

No Lokayatika Sutta o Buda descreve o mundo como os objetos do prazer sensual. Essa definio tambm encontrada em outros suttas como por exemplo o Loka Sutta em que a origem e a cessao do mundo tm como base os meios dos sentidos e os seus respectivos objetos. No Lokayatika Sutta dito que um bhikkhu que est no primeiro jhana "chega ao fim do mundo e permanece no fim do mundo", ou seja, esta uma outra maneira de dizer que os sentidos esto inativos.

O Piti Sutta diz o seguinte:

" ... Sempre que um nobre discpulo entra e permanece no xtase do isolamento, nessa ocasio cinco coisas no lhe ocorrem. (1) Sofrimento e tristeza conectados com a sensualidade no lhe ocorrem. (2) Prazer e alegria conectados com a sensualidade no lhe ocorrem ... "

O "xtase do isolamento" significa o primeiro jhana. Sensualidade kama em pali que como foi visto acima tem um sentido objetivo e subjetivo. O fato de no ocorrer o sofrimento/tristeza e felicidade/alegria conectados com a sensualidade tambm um indicador que os sentidos esto desconectados.


3. A Questo da Primeira Realizao Imaterial

A primeira realizao imaterial ocorre depois do quarto jhana. A definio padro da primeira realizao imaterial encontrada em vrios suttas a seguinte:

"H seres que com a completa superao das percepes da forma, com o desaparecimento das percepes do contato sensorial, sem dar ateno s percepes da diversidade, [percebendo] o espao infinito, pertencem base do espao infinito."

Em pali:

sabbaso rupasaanam samatikkama patighasaanam atthangama nanattasaanam amanasikara ananto akasoti akasanacayatanam upasampajja viharati

Quero destacar dois termos nesse enunciado que so problemticos:

Patighasaanam atthangama: traduzido como "com o desaparecimento das percepes do contato sensorial".

De acordo com o dicionrio pali, patigha pode ter dois sentidos, o primeiro tico, significando repulsa, repugnncia, ou raiva. Segundo, o sentido psicolgico, significando reao dos sentidos. Essa foi a interpretao empregada por Bhikkhu Bodhi na traduo para o Ingls e tambm na traduo para o Portugus.

O antnimo, apatigha aparece nos textos com o significado de no criar obstculos, no obstruir, no causar dano, com base nisso, Ajaan Thanissaro traduz patigha como resistncia, oposio. Nesse caso a traduo ficaria "com o desaparecimento das percepes de resistncia."

A definio da primeira realizao imaterial d base aos argumentos que apenas nesse estado, e no j no primeiro jhana, haveria a superao da percepo da forma e do contato sensorial.

Antes de verificar a evidncia dos suttas bom lembrar que o processo cognitivo na mente descrito da mesma forma que nos demais meios dos sentidos, ou seja h o contato na mente e com base no contato ocorre a sensao e percepo. Sendo assim, a mente tambm opera como um meio do sentido, mas com a diferena que a mente no faz parte dos prazeres sensuais. No Mahadukkhakkhandha Sutta o Buda faz uma anlise detalhada da gratificao, do perigo, e da escapatria dos prazeres sensuais sendo considerados apenas os cinco meios dos sentidos, excluindo a mente.

Portanto se levarmos em conta o que foi dito antes, que os meios dos sentidos esto inativos nos jhanas, ento podemos inferir que esta descrio da primeira realizao imaterial se refere justamente ao contato na mente.

H algum sutta que possa confirmar essa interpretao?

No Upakkilesa Sutta o Buda dialoga com o venervel Anurudha e este relata a sua experincia de meditao desta forma:

Venervel senhor, enquanto assim permanecemos diligentes, ardentes e decididos, reconhecemos e vemos a luz e as formas. Depois a luz e as formas desaparecem, mas ns ainda no temos habilidade e compreendemos esses nimittas.

A frase "diligentes, ardentes e decididos" indica que o dilogo diz respeito prtica de meditao. Devemos tomar a luz mencionada como sendo a luz que surge com o primeiro jhana, o chamado nimitta. Mas o que seriam as formas neste caso? Visto que qualquer percepo de formas j deveria haver desaparecido ao entrar no primeiro jhana.

A resposta pode ser encontrada no Gayasisa Sutta no qual o Buda diz o seguinte:

Bhikkhus, antes da minha iluminao, quando ainda era um Bodisatva no iluminado, eu percebia apenas a luz, mas no via as formas."

"Eu pensei: 'Se perceber a luz e tambm ver as formas, nesse caso meu conhecimento e viso ficariam ainda mais purificados.' Assim numa outra ocasio, enquanto permanecia diligente, ardente, e decidido, percebi a luz e tambm vi as formas. No entanto eu no conheci aqueles devas, ou os cumprimentei, ou conversei com eles, e no obtive uma resposta deles."

As formas mencionadas so os devas, ou seja no se trata da percepo das formas com base na faculdade da viso comum mas sim da percepo baseada num estado supra-humano possibilitada pelos jhanas.

Regressando primeira realizao imaterial podemos concluir que a percepo das formas e do contato sensorial que desaparece nessa realizao no se refere aos meios dos sentidos comuns mas sim percepo e contato supra-humano que pode ocorrer nos jhanas com relao aos seres de outros planos de existncia.


4. Concluso:

Baseado nessa anlise fica evidente que a concluso mais lgica que j partir do primeiro jhana os meios dos sentidos esto inativos e a mente est completamente voltada e absorta em si mesma.

 

 

Revisado: 20 Novembro 2013

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