Cerimnia de Ordenao de um Monge

Por

Ajaan Brahmavamso

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A cerimnia de ordenao (upasampada), de um monge Budista Theravada um dos 'atos legais da Sangha' contida nas regras monsticas (Vinaya). A cerimnia deve ser realizada de acordo com essa regra, caso contrrio a ordenao ser invlida e o candidato no ser um monge. A exigncia estrita de seguir essa regra fez com que a cerimnia tenha se mantido inalterada desde o tempo do Buda. A cerimnia ainda conduzida em Pali, a linguagem do Budismo original, de modo a dar ao rito uma formalidade solene, que reflete a importncia da ocasio. No entanto, como a cerimnia sempre pblica, com parentes e amigos e outros simpatizantes presentes, as frases em Pali so muitas vezes traduzidas e a cerimnia explicada.

De acordo com a regra, no pode se tornar um monge: quem tenha matado um arahant (um ser iluminado), quem tenha matado a me ou o pai, quem tenha ferido o Buda, quem tenha estuprado uma monja Budista, quem tenha causado um cisma na Sangha, quem tenha fingido ser um monge sem ter sido ordenado, quem deixou a Sangha e tenha sido ordenado em outra religio, quem como monge tenha cometido uma das quatro ofensas de perda do manto (parajika), quem um eunuco, um hermafrodita ou um animal ...

... Certa vez um Naga, uma serpente poderosa que pode assumir a forma de um ser humano, foi erroneamente ordenado como monge. Pouco depois, enquanto dormia na sua cabana, o Naga voltou forma de uma cobra enorme. O monge que dormia na mesma cabana ficou alarmado ao despertar e ver aquela enorme cobra dormindo ao seu lado! O Buda convocou o Naga e disse que ele no poderia permanecer como um monge, no que o Naga totalmente desconsolado comeou a chorar. O Naga tomou os Cinco Preceitos como meio de alcanar uma existncia humana em sua prxima vida quando ele ento poderia se tornar um monge. Depois disso, por compaixo pelo triste Naga, o Buda disse que a partir de ento, como consolo, todos os candidatos para a vida monstica seriam chamados 'Naga'. At hoje eles ainda so assim chamados.

... todos aqueles mencionados acima no podem ser monges e se forem 'ordenados' por engano, eles devem ser convidados a deixar a Sangha.

O candidato deve ter 20 anos de idade ou mais, contados a partir de quando a "conscincia apareceu pela primeira vez no ventre da me." Por causa da dificuldade bvia em saber quando isso ocorreu, normal insistir em pelo menos 20 anos de idade desde o nascimento. Se, por engano, algum foi "ordenado" com menos de 20 anos de idade, o candidato continuar sendo um novio com dez preceitos e a sua ordenao como monge no ser vlida.

Tambm h outros que no devem ser ordenados, mas que se forem ordenados por engano a sua ordenao ser vlida. Estes incluem: algum com doenas infecciosas, um escravo, algum que tenha escapado da priso, algum procurado pela polcia, algum com dvidas no pagas, algum a 'Servio do Rei' (por exemplo, um soldado), algum mutilado, deformado, deficiente ou muito velho (significando algum incapaz de exercer as funes da vida monstica).

Tambm necessrio o consentimento dos pais.

A cerimnia comea com o patrocinador do candidato, muitas vezes os seus pais, oferecendo os mantos e a tigela para comer. Uma pessoa no pode ser ordenada, sem ter um conjunto de mantos e a sua prpria tigela para comer. Quando os patrocinadores so os pais, o candidato com freqncia aproveita a ocasio para demonstrar a sua gratido para com os seus pais, pedindo formalmente perdo por qualquer coisa errada que ele tenha feito ao longo dos anos, intencional ou no, atravs do corpo, da linguagem, ou da mente. Em seguida, com a bno de seus pais, o candidato se aproxima da Sangha que o aguarda.

Para realizar a cerimnia de ordenao, necessria a presena de uma Sangha com pelo menos cinco monges, um dos quais deve ser um monge snior experiente, com pelo menos dez anos, que ser o Preceptor do candidato (upajjhaya). O Preceptor ser responsvel por aquele candidato ao longo de sua vida monstica e o candidato deve, por sua vez, cuidar de seu Preceptor como se ele fosse o seu pai. Assim, a cerimnia continua com o candidato escolhendo o seu Preceptor e com a concordncia do Preceptor.

O candidato ento recebe instrues sobre a cerimnia e recebe o seu novo nome, um nome de monge para sempre lembr-lo do propsito de sua nova vida. Ele mandado que se afaste do grupo de monges e ento dois monges seniores so escolhidos para questionar o candidato sobre a sua adequao para ser um monge. Eles lhe perguntam se ele tem alguma doena infecciosa, se ele um ser humano (para evitar nagas), um homem, um homem livre (para identificar algum que esteja fugindo da polcia), livre de dvidas, livre do servio pblico, com o consentimento dos pais, se tem mais de 20 anos de idade, se tem a sua tigela e os mantos, e se ele escolheu o Preceptor. Tendo examinado com sucesso o candidato, os monges seniores voltam para o grupo de monges, informam o grupo do resultado do exame e, em seguida, chamam o candidato de volta para o grupo. As mesmas perguntas so novamente repetidas no grupo, s para ter certeza.

Uma pessoa no pode ser forada a ser um monge contra a sua vontade e assim, na prxima parte da cerimnia, o candidato faz um pedido formal para a Sangha para ser ordenado como monge. Agora comea a parte crucial da cerimnia na qual toda a Sangha concorda formalmente em aceit-lo como monge. Se esta parte da cerimnia realizada de forma incorreta, a ordenao ser invlida.

Todos os monges dentro da rea da demarcao monstica (SIMA) devem estar presentes e sentados a uma distncia equivalente ao comprimento de um brao um do outro. Em seguida, dois monges seniores fazem o anncio formal para o grupo que o candidato solicitou a ordenao e foi julgado adequado para se tornar um monge. Eles propem trs vezes que ele seja admitido como um monge. Se algum monge no grupo se opor ordenao enquanto as trs propostas estiverem sendo feitas, ento a ordenao interrompida e o candidato no ser um monge. Se nenhum monge tiver alguma objeo, no final da terceira proposta, o candidato torna-se um monge.

O horrio deve ser anotado, pois a senioridade do novo monge ser contada a partir desse momento. Outro monge ordenado at mesmo poucos segundos antes vai ter um lugar frente dele.

Ento, geralmente, o Preceptor ir orientar o novo monge nas quatro ofensas da perda dos mantos - parajika, e nos quatro requisitos bsicos de um monge (alimentos esmolados, mantos feitos de retalhos, um abrigo debaixo de uma rvore, e medicamentos feitos a partir da urina), acrescentando que algo alm disso deve ser considerado ao longo da vida de monge como um luxo desnecessrio! Com esta lio sobre os quatro perigos para a vida monstica e o incentivo na frugalidade, a cerimnia chega ao fim.

Apesar dessa instruo na frugalidade monstica, pais e simpatizantes muitas vezes oferecem muitos presentes para o novo monge! Tendo recebido os presentes, no entanto, ele pode depois d-los se quiser. Afinal de contas, a ordenao como monge tem tudo a ver com abrir mo.

 


 

Fonte: BSWA Newsletter, 1998

 

 

Revisado: 6 Setembro 2014

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