Vinaya Pitaka

O Cesto do Vinaya

Veja o Cdigo de Disciplina Monstica dos Bhikkhus - Um Guia para Leigos.
Neste guia simplificado para leigos, o Bhikkhu Ariyesako explica as regras do Vinaya que guiam a vida dos monges ou bhikkhus e que afetam as pessoas leigas de alguma forma. Essa compilao, portanto, para todos aqueles que se interessam pelos bhikkhus e como se relacionar com eles. Livro grtis em todos formatos digitais (ePub, MOBI AZW3, PDF).

Veja esta srie de artigos breves sobre temas do Vinaya que despertam o interesse das comunidades leigas escritos por Ajaan Brahmavamso. Estes artigos foram publicados na dcada dos anos 1990 quando a BSWA ainda estava no seu perodo de formao.



O Vinaya Pitaka, a primeira diviso do Tipitaka, a estrutura de textos sobre a qual se edifica a comunidade monstica (Sangha). O Vinaya contm o cdigo de regras atravs das quais os bhikkhus (monges) e bhikkhunis (monjas) devem guiar o seu comportamento individual ( o Patimokkha), bem como as regras e procedimentos que suportam o funcionamento harmonioso da comunidade como um todo.

No incio, a Sangha vivia em harmonia sem regras de comportamento codificadas. Ao longo do tempo, no entanto, medida que a Sangha cresceu em nmero e evoluiu para uma sociedade mais complexa, inevitavelmente surgiram ocasies em que alguns membros da Sangha se comportaram de forma pouco habilidosa. Sempre que um desses casos era apresentado ao Buda, ele definia uma regra estabelecendo o tipo de punio adequada para aquela transgresso, como forma de dissuadir a sua ocorrncia no futuro. A repreenso usual do Buda j era em si um poderoso corretivo:

No adequado, homem tolo, no conveniente, no apropriado, no digno de um contemplativo, no legal, no deve ser feito. Como pode voc, homem tolo, tendo adotado a vida santa sob este Dhamma e Disciplina que so bem ensinados, (cometer tal e qual ofensa)?...No , homem tolo, para o benefcio daqueles que no crem, nem para o incremento do nmero daqueles que crem, mas, homem tolo, em detrimento de ambos aqueles que no crem e os que crem e isso gera a dvida em alguns. (The Book of the Discipline, Part I, por I.B. Horner (London: Pali Text Society, 1982), pg. 36-7.)

Ao todo, existem 227 regras do Patimokkha para os bhikkhus e 311 para as bhikkhunis. Como as regras foram estabelecidas uma a uma, com base em cada caso, as punies obviamente variam bastante em severidade, da simples confisso (por ex., se um bhikkhu se comporta de forma desrespeitosa) at a expulso permanente da Sangha (por ex., se um bhikkhu comete um homicdio).

A tradio monstica e as regras sobre as quais ela se apia so algumas vezes criticadas, em particular no Ocidente, como sendo irrelevantes para a prtica moderna do Budismo. O Vinaya visto como um retrocesso a um patriarcalismo arcaico, baseado numa confuso de regras e costumes arbitrrios que apenas obscurecem a verdadeira essncia da prtica Budista. Essa abordagem estreita ignora um fato crucial: graas linhagem continua de monsticos que consistentemente mantiveram e protegeram as regras do Patimokkha por quase 2.600 anos que temos o luxo hoje de receber os inestimveis ensinamentos do Dhamma. Se no fosse pelo Vinaya e por aqueles que continuam a mant-lo vivo at mesmo hoje, no haveria Budismo.

Ajuda recordar que, ao longo de todo o Cnone em Pali, o Buda nunca se refere ao caminho espiritual que ele ensinou como simplesmente Vipassana ou Ateno Plena ou alguma outra coisa similar. Ao invs disso, ele o denomina "Dhamma-vinaya" - a Doutrina (Dhamma) e Disciplinna (Vinaya) sugerindo um corpo integrado de sabedoria e treinamento tico. Portanto o Vinaya uma faceta indispensvel e um fundamento de todos os ensinamentos do Buda, inseparvel do Dhamma e digno de estudo por todos os discpulos leigos e ordenados.

Os discpulos leigos encontraro o Vinaya Pitaka repleto de lies prticas valiosas relativas natureza humana, orientao sobre como estabelecer e manter em harmonia uma comunidade ou organizao, bem como ensinamentos profundos sobre o prprio Dhamma. Mas o seu maior valor, talvez se encontre no poder de inspirar uma pessoa leiga a considerar as extraordinrias possibilidades oferecidas por uma vida de verdadeira renncia, vivida em harmonia com o Dhamma.



As quatro divises do Vinaya Pitaka

I. Suttavibhanga

Esta seo inclui o conjunto completo de regras para a Sangha, junto com a histria da origem de cada uma delas. As regras esto resumidas no Patimokkha, e so 227 regras para os bhikkhus, 311 para as bhikkhunis. As regras do Patimokkha esto agrupadas da seguinte forma:

  • Parajika: regras que envolvem a expulso da Sangha (Derrota) (4 para os bhikkhus, 8 para as bhikkhunis)
  • Sanghadisesa: regras que envolvem uma primeira e subseqente reunio da Sangha (13, 17)
  • Aniyata regras (indefinidas) (2, 0)
  • Nissaggiya pacittiya: regras que envolvem um confisco e confisso (30, 30)
  • Pacittiya: regras que envolvem confisso (92, 166)
  • Patidesaniya: regras que envolvem reconhecimento (4, 8)
  • Sekhiya: regras de treinamento (75, 75)
  • Adhikarana samatha: regras para a soluo de disputas (7, 7)

II. Khandhaka (Mahavagga)

Esta seo inclui textos no mesmo formato dos suttas, incluindo o relato do Buda sobre o perodo imediato ao seu Despertar, os seus primeiros sermes para o grupo de cinco ascetas, e histrias sobre como alguns dos grandes discpulos do Buda se uniram Sangha e como alcanaram o Despertar. Tambm esto includas aqui as regras para ordenao, para a recitao do Patimokkha nos dias de uposatha, e vrios procedimentos que os monges devem seguir durante as reunies formais da comunidade.

Textos do Mahavagga:

Nota: Os textos a seguir obedecem conveno de numerao empregada por I.B. Horner nas tradues para o Ingls da PTS.

III. Khandhaka (Cullavagga)

Esta seo inclui o detalhamento da etiqueta e tarefas dos bhikkhus, bem como as regras e procedimentos sobre como tratar as ofensas que possam ser cometidas dentro da Sangha. Tambm traz a histria do estabelecimento da Sangha das bhikkhunis mais um relato detalhado do Primeiro e Segundo Conclio Budistas.

Parivara

Uma recapitulao das sees anteriores, com resumos das regras classificadas e reclassificadas de vrias formas com propsito educacional.


Revisado: 28 Maio 2016

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