Udana II.8

Suppavasa Sutta

Suppavasa

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Assim ouvi. Em certa ocasião o Abençoado estava perto Kundiya na floresta Kunditthana. Naquela ocasião Suppavasa uma filha dos Koliyas estava grávida há sete anos, e sete dias em trabalho de parto difícil. Ela - sentindo dores agudas e cortantes - suportou-as com três pensamentos: "De fato o Abençoado é perfeitamente iluminado ensinando o Dhamma para abandonar esse tipo de sofrimento! A comunidade dos discípulos do Abençoado de fato seguem o caminho correto, seguem o caminho para abandonar esse tipo de sofrimento! Como verdadeiramente bem-aventurado é nibbana, onde este tipo de sofrimento não é encontrado!"

Então Suppavasa disse para o marido: "Venerável jovem mestre. Vá até o Abençoado, homenageie-o em meu nome com a sua cabeça aos pés dele, e pergunte se ele está livre de enfermidades e aflições, se está com saúde, forte e vivendo com conforto, dizendo: 'Venerável senhor, Suppavasa, a filha dos Koliyas, homenageia-o com a cabeça aos seus pés, e pergunta se o Abençoado está livre de enfermidades e aflições, se está com saúde, forte e vivendo com conforto.' E diga isto: 'Suppavasa está grávida há sete anos, e sete dias em trabalho de parto difícil. Ela - sentindo dores agudas e cortantes - as suportou com três pensamentos: "De fato o Abençoado é perfeitamente iluminado ensinando o Dhamma para abandonar esse tipo de sofrimento! A comunidade dos discípulos do Abençoado de fato seguem o caminho correto, seguem o caminho para abandonar esse tipo de sofrimento! Como verdadeiramente bem-aventurado é nibbana, onde este tipo de sofrimento não é encontrado!"'"

Respondendo, "Excelente!" para Suppavasa, a filha dos Koliyas, o filho dos Koliyas foi até o Abençoado e, ao chegar, depois de cumprimentá-lo, ele sentou a um lado e disse para o Abençoado: "Venerável senhor, Suppavasa, a filha dos Koliyas, homenageia-o com a cabeça aos seus pés, e pergunta se o Abençoado está livre de enfermidades e aflições, se está com saúde, forte e vivendo com conforto. Ela diz o seguinte: 'Suppavasa está grávida há sete anos, e sete dias em trabalho de parto difícil. Ela - sentindo dores agudas e cortantes - as suportou com três pensamentos: "De fato o Abençoado é perfeitamente iluminado ensinando o Dhamma para abandonar esse tipo de sofrimento! A comunidade dos discípulos do Abençoado de fato seguem o caminho correto, seguem o caminho para abandonar esse tipo de sofrimento! Como verdadeiramente bem-aventurado é nibbana, onde este tipo de sofrimento não é encontrado!"'"

[O Abençoado disse:] "Que Suppavasa, a filha dos Koliyas, esteja bem e livre de enfermidades e que ela dê a luz a um filho livre de enfermidades." E ao mesmo tempo, em que o Abençoado fazia essa declaração, Suppavasa, a filha dos Koliyas, sentindo-se bem e livre de enfermidades, deu a luz a um filho livre de enfermidades.

Dizendo, "Muito bem, venerável senhor," o filho dos Koliyas, satisfeito e contente com as palavras do Abençoado, levantou-se de seu assento, e depois de homenagear o Abençoado, mantendo-o à sua direita, retornou para sua casa. Ele viu que Suppavasa, a filha dos Koliyas, sentindo-se bem e livre de enfermidades, deu a luz a um filho livre de enfermidades. Ao ver isso, o pensamento lhe ocorreu: "Que admirável, que maravilhoso o grande poder e força do Tathagata, pois ao mesmo tempo em que ele fez a sua declaração, Suppavasa, a filha dos Koliyas, sentindo-se bem e livre de enfermidades, deu a luz a um filho livre de enfermidades." Satisfeito, ele se sentiu alegre, feliz, e extasiado.

Então Suppavasa disse para o marido: "Venerável jovem mestre. Vá até o Abençoado, homenageie-o em meu nome com a sua cabeça aos pés dele, e pergunte se ele está livre de enfermidades e aflições, se está com saúde, forte e vivendo com conforto, dizendo: 'Venerável senhor, Suppavasa, a filha dos Koliyas, homenageia-o com a cabeça aos seus pés, e pergunta se o Abençoado está livre de enfermidades e aflições, se está com saúde, forte e vivendo com conforto.' E diga isto: 'Suppavasa que esteve grávida durante sete anos, e sete dias em trabalho de parto difícil, sentindo-se bem e livre de enfermidades, deu a luz a um filho livre de enfermidades. Ela convida a comunidade dos bhikkhus, liderada pelo Abençoado, para sete dias de refeições. Que o Abençoado aceite as sete refeições de Suppavasa, junto com a Sangha dos bhikkhus."

Respondendo, "Excelente!" para Suppavasa, a filha dos Koliyas, o filho dos Koliyas foi até o Abençoado e, ao chegar, depois de cumprimentá-lo, ele sentou a um lado e disse para o Abençoado: "Venerável senhor, Suppavasa, a filha dos Koliyas, homenageia-o com a cabeça aos seus pés, e pergunta se o Abençoado está livre de enfermidades e aflições, se está com saúde, forte e vivendo com conforto. Ela diz o seguinte: 'Suppavasa, a filha dos Koliyas, que esteve grávida durante sete anos, e sete dias em trabalho de parto difícil, sentindo-se bem e livre de enfermidades, deu a luz a um filho livre de enfermidades. Ela convida a comunidade de monges, liderada pelo Abençoado, para sete dias de refeições. Que o Abençoado, junto com a Sangha dos bhikkhus, aceite as sete refeições de Suppavasa.'"

Agora, naquela ocasião um discípulo leigo havia convidado a Sangha dos bhikkhus, liderada pelo Abençoado, para a refeição do dia seguinte. Esse discípulo leigo era um patrocinador do venerável Maha Moggallana. Então, o Abençoado disse para o venerável Maha Moggallana: "Moggallana, vá até o discípulo leigo e lhe diga: 'Suppavasa, a filha dos Koliyas, que esteve grávida durante sete anos, e sete dias em trabalho de parto difícil, sentindo-se bem e livre de enfermidades, deu a luz a um filho livre de enfermidades. Ela convida a comunidade de monges, liderada pelo Abençoado, para sete dias de refeições. Deixe que Suppavasa ofereça as sete refeições; depois você poderá oferecer a sua.' Ele é o seu patrocinador."

Respondendo para o Abençoado: "Assim seja, venerável senhor," o venerável Moggallana foi até o discípulo leigo e, disse: "Suppavasa, a filha dos Koliyas, que esteve grávida durante sete anos, e sete dias em trabalho de parto difícil, sentindo-se bem e livre de enfermidades, deu a luz a um filho livre de enfermidades. Ela convida a Sangha dos bhikkhus, liderada pelo Abençoado, para sete dias de refeições. Deixe que Suppavasa ofereça as sete refeições; depois você poderá oferecer a sua."

"Venerável senhor, se o venerável Moggallana for o meu garantidor com relação a três coisas - (minha) riqueza, vida, e fé - então deixe Suppavasa oferecer as sete refeições; depois oferecerei a minha."

"Por duas coisas, amigo, posso ser o seu garantidor: sua riqueza e vida. Só você pode garantir a sua fé."

"Venerável senhor, se o venerável Moggallana for o meu garantidor com relação a duas coisas - (minha) riqueza e vida - então deixe Suppavasa oferecer as sete refeições; depois oferecerei a minha."

Em seguida, o Venerável Moggallana, tendo obtido o consentimento do discípulo leigo, foi até o Abençoado e disse: "O discípulo leigo, venerável senhor, deu o seu consentimento. Que Suppavasa ofereça as sete refeições; depois ele oferecerá a dele."

Então, por sete dias Suppavasa, a filha dos Koliyas, com as próprias mãos serviu e satisfez a Sangha dos bhikkhus, liderada pelo Abençoado, com os vários tipos de boa comida. E ela fez com que o filho homenageasse o Abençoado e a Sangha dos bhikkhus. Em seguida, o venerável Sariputta disse para a criança: "Você está bem? Você está saudável? Você sente alguma dor?"

"Como, venerável. Sariputta, eu poderia estar bem? Como eu poderia estar saudável? Eu passei sete anos num caldeirão de sangue." [1]

Então Suppavasa pensando: "Meu filho está conversando com o general do Dhamma!" - ficou satisfeita, alegre, feliz, e extasiada.

O Abençoado, sabendo que Suppavasa estava satisfeita, alegre, feliz, e extasiada, disse: "Suppavasa, você gostaria de ter outro filho assim?"

"Abençoado, eu gostaria poder ter mais sete filhos como esse!"

Então, dando-se conta do significado disso, o Abençoado nessa ocasião exclamou:

O desagradável com aparência de agradável,
o desamado com aparência de amado,
a dor com a aparência de felicidade,
subjugam aquele que é negligente.

 


Notas:

[1] Os comentários informam que o filho de Suppavasa mais tarde se tornou o famoso arahant, Sivalin, a quem o Buda declarou ser o principal entre os seus discípulos em receber oferendas.

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Março 2013

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.