Udana I.1

Bodhi (pathama) Sutta

Despertar (1)

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Assim ouvi. Certa ocasião, o Abençoado estava em Uruvela às margens do rio Neranjara ao pé de uma figueira-dos-pagodes, pouco tempo depois de ter alcançado a perfeita iluminação – ele ficou sentado em meditação sob a sombra dessa árvore por sete dias sem parar, sensível à felicidade da libertação. Ao final de sete dias, após emergir daquela concentração, na terceira vigília da noite, ele considerou minuciosamente a origem dependente em ordem progressiva, dessa forma:

Quando existe isso, aquilo existe.
Com o surgimento disso, aquilo surge.
Quando não existe isso, aquilo também não existe.
Com a cessação disto, aquilo cessa.

Em outras palavras:

"Da ignorância como condição, as formações [surgem]
Das formações como condição, a consciência
Da consciência como condição, a mentalidade-materialidade (nome e forma)
Da mentalidade-materialidade (nome e forma) como condição, as seis bases dos sentidos.
Das seis bases dos sentidos como condição, o contato
Do contato como condição, as sensações.
Das sensações como condição, o desejo
Do desejo como condição, o apego.
Do apego como condição, ser/existir
Do ser/existir como condição, o nascimento
Do nascimento como condição, o envelhecimento e morte, tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero
Essa é a origem dessa massa de sofrimento.

Então, dando-se conta do significado disso, o Abençoado nessa ocasião exclamou:

Quando os fenômenos ficam mais claros
para o brâmane – ardente, absorto -
todas as suas dúvidas desaparecem pois ele compreende
cada coisa junto com a sua condição.

 


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Revisado: 4 Outubro 2014

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