Samyutta Nikaya XXXVIII.3
Dhammavadipañha Sutta
Proponentes do Dhamma
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Certa
ocasião, o Venerável Sariputta estava em Magadha, em Nalakagama. Então, o
errante Jambukhadaka foi
até o Venerável Sariputta e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa cortês e
amigável havia terminado, ele sentou a um lado e disse para o Venerável
Sariputta:
“Amigo
Sariputta, quem são os proponentes do Dhamma no mundo? Quem pratica bem no
mundo? Quem são os bem-aventurados no mundo?”
“Aqueles,
amigo, que ensinam o Dhamma para o abandono da cobiça, para o abandono da
raiva, para o abandono da delusão: eles são os proponentes do Dhamma no mundo.
Aqueles que estão praticando para o abandono da cobiça, para o abandono da
raiva, para o abandono da delusão: eles estão praticando bem no mundo. Aqueles
que abandonaram a cobiça, a raiva e a delusão, cortaram-nas pela raiz, fizeram
como com um tronco de palmeira, eliminando-as de tal modo que não estarão mais
sujeitos a um futuro surgimento: eles são os bem-aventurados no mundo”
“Mas,
amigo, há um caminho, há um meio para o abandono dessa cobiça, para o abandono
dessa raiva, para o abandono dessa delusão?”
“Há um
caminho, amigo, há um meio para o abandono dessa cobiça, para o abandono dessa
raiva, para o abandono dessa delusão.”
“E qual,
amigo, é esse caminho, qual é esse meio para o abandono dessa cobiça, para o
abandono dessa raiva, para o abandono dessa delusão?”
“Amigo, é o
Nobre Caminho Óctuplo; isto é, entendimento correto, pensamento correto,
linguagem correta, ação correta, modo de vida correto, esforço correto, atenção
plena correta, concentração correta. Esse é o caminho, amigo, esse é o meio
para o abandono dessa cobiça, para o abandono dessa raiva, para o abandono
dessa delusão.”
“Excelente
é o caminho, amigo, excelente é o meio para o abandono dessa cobiça, para o
abandono dessa raiva, para o abandono dessa delusão. E isso é o suficiente,
amigo Sariputta, para a diligência.”
Revisado: 4 Dezembro 2004
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