Samyutta Nikaya XXXVI.3
Pahana Sutta
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“Bhikkhus,
há essas três sensações. Quais três? Sensações prazerosas, sensações dolorosas,
sensações nem dolorosas, nem prazerosas. A tendência subjacente [1] do desejo deve ser
abandonada no caso de sensações prazerosas; a tendência subjacente da aversão
deve ser abandonada no caso de sensações dolorosas; a tendência subjacente da
ignorância deve ser abandonada no caso das sensações nem dolorosas, nem
prazerosas.
“Quando, bhikkhus, um
bhikkhu abandonou a tendência subjacente do desejo em relação às sensações
prazerosas, a tendência subjacente da aversão em relação às sensações dolorosas
e a tendência subjacente da ignorância em relação às sensações nem dolorosas,
nem prazerosas, então, ele é chamado aquele que está livre das tendências
subjacentes, aquele que vê corretamente. Ele extirpou a cobiça, rompeu os
grilhões e penetrando completamente a presunção, [2] deu um fim ao
sofrimento.”
Quando alguém sente prazer,
se ele não compreende a sensação,
a tendência para o desejo está presente
para aquele que não vê como escapar disso.
Quando alguém sente dor,
se ele não compreende a sensação,
a tendência para a aversão está presente
para aquele que não vê como escapar disso.
O Senhor da Sabedoria ensinou
com relação àquela sensação pacífica,
nem dolorosa, nem prazerosa:
se alguém buscar o prazer até mesmo nisso,
ele ainda não estará libertado do sofrimento.
Mas quando um bhikkhu que é ardente
não negligencia a plena consciência, [3]
então esse homem sábio compreende completamente
as sensações na sua inteireza.
Ao compreender completamente as sensações,
ele está imaculado nesta mesma vida.
Firme no Dhamma, com a dissolução do corpo
o mestre do conhecimento não pode ser medido.
Notas:
1. Anusaya. Que também pode ser traduzido como obsessão. [Retorna]
2. “Presunção” se refere em particular à presunção de um eu, isto é ‘eu sou’, (asmi-mano), isto é, a crença na identidade, em ambos os níveis, intelectual e emocional. [Retorna]
3. “Plena Consciência”, sampajññna, tembém pode ser interpretado como “clara compreensão”. [Retorna]
Revisado: 4 Dezembro 2004
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