Samyutta Nikaya XXXVI.22
Atthasatapariyaya Sutta
Cento e Oito Sensações
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“Bhikkhus,
eu ensinarei para vocês um discurso do Dhamma sobre as cento e oito
sensações.
“E qual, bhikkhus, é o
discurso do Dhamma sobre as cento e oito sensações? Em uma exposição eu falei
sobre dois tipos de sensações; em outra exposição eu falei sobre três tipos de
sensações; eu falei de cinco tipos de sensações ... seis tipos de sensações ...
dezoito tipos de sensações ... trinta e seis tipos de sensações ... cento e
oito tipos de sensações.
“E quais, bhikkhus, são os
dois tipos de sensações? Sensações corporais e mentais.
“E quais, bhikkhus, são os três
tipos de sensações? Sensações prazerosas, sensações dolorosas e sensações nem
dolorosas, nem prazerosas.
“E quais, bhikkhus, são os
cinco tipos de sensações? A faculdade
do prazer, a faculdade da dor, a faculdade da alegria, a faculdade da tristeza e
a faculdade da equanimidade.
“E quais, bhikkhus, são os
seis tipos de sensações? As sensações que nascem por meio do contato no olho,
ouvido, nariz, língua, corpo e mente.
“E quais, bhikkhus, são os
dezoito tipos de sensações? Seis
examinações acompanhadas pela alegria, seis examinações acompanhadas pela
tristeza, seis examinações acompanhadas pela equanimidade. [1]
“E quais,
bhikkhus, são os trinta e seis tipos de sensações? Existem seis sensações de alegria baseadas na vida em família e
seis sensações de alegria baseadas na renúncia; seis sensações de tristeza
baseadas na vida em família e seis sensações de tristeza baseadas na renúncia;
seis sensações de equanimidade baseadas na vida em família e seis sensações de
equanimidade baseadas na renúncia.[2]
“E quais,
bhikkhus, são os cento e oito tipos de sensações? São as trinta e seis
sensações acima no passado; são as trinta e seis sensações acima no futuro e
são as trinta e seis sensações acima no presente.
“Esse, bhikkhus, é o
discurso do Dhamma sobre as cento e oito sensações.”
Nota:
[1] São examinações mentais que surgem em relação aos seis objetos dos sentidos. Veja também o MN 137. [Retorna]
[2] Novamente, cada tipo de sensação se transforma em seis em relação aos seis objetos dos sentidos. [Retorna]
Revisado: 4 Dezembro 2004
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