Samyutta Nikaya XXXVI.15

Santaka Sutta

Para Ananda

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Ento o Venervel Ananda foi at o Abenoado e depois de cumpriment-lo sentou a um lado e disse:

Venervel senhor, o que so as sensaes? Qual a origem das sensaes? Qual a cessao das sensaes? Qual o caminho que conduz cessao das sensaes? Qual a gratificao das sensaes? Qual o perigo das sensaes? Qual a escapatria das sensaes?

Ananda, h esses trs tipos de sensaes: prazerosas, dolorosas e nem dolorosas, nem prazerosas. Com o surgimento do contato surgem as sensaes. Cessando o contato, cessam as sensaes. Este nobre caminho ctuplo o caminho que conduz cessao das sensaes, isto : entendimento correto, pensamento correto, linguagem correta, ao correta, modo de vida correto, esforo correto, ateno plena correta e concentrao correta. O prazer e a alegria que surgem na dependncia das sensaes: essa a gratificao das sensaes. As sensaes so impermanentes, sofrimento e sujeitas mudana: esse o perigo das sensaes. A remoo e o abandono do desejo e cobia pelas sensaes: essa a escapatria das sensaes.

Alm disso, Ananda, eu tambm ensinei a cessao sucessiva das formaes. Naquele que alcanou o primeiro jhana, a linguagem cessa. Naquele que alcanou o segundo jhana, o pensamento aplicado e o pensamento sustentado cessam. Naquele que alcanou o terceiro jhana, o xtase cessa. Naquele que alcanou o quarto jhana, a inspirao e a expirao cessam. Naquele que alcanou a base do espao infinito, a percepo da forma cessa. Naquele que alcanou a base da conscincia infinita, a percepo da base do espao infinito cessa. Naquele que alcanou a base do nada, a percepo da base da conscincia infinita cessa. Naquele que alcanou a base da nem percepo, nem no percepo, a percepo da base do nada cessa. Naquele que alcanou a cessao da percepo e sensao, a percepo e sensao cessam. No bhikkhu que est livre das impurezas a cobia cessa, a raiva cessa, a deluso cessa.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 4 Dezembro 2004

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