Samyutta Nikaya XXXV.97

Pamadavihari Sutta

Permanecendo na Negligncia

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Bhikkhus, eu ensinarei para vocs sobre aquele que permanece na negligncia e sobre aquele que permanece na diligncia. Ouam e prestem muita ateno quilo que eu vou dizer. Sim, venervel senhor, os bhikkhus responderam. O Abenoado disse o seguinte:

E como, bhikkhus, algum permanece na negligncia? Se ele permanece sem conter a faculdade do olho, a mente maculada dentre as formas percebidas pelo olho. Se a mente estiver maculada, no h satisfao. Quando no h satisfao, no h xtase. Quando no h xtase, o corpo no fica calmo. Quando no h calma, ele permanece no sofrimento. A mente daquele que sofre no se torna concentrada. Quando a mente no est concentrada, os fenmenos no se manifestam.[1] E porque os fenmenos no se manifestam, considera-se que ele algum que permanece na negligncia.

Se ele permanece sem conter a faculdade do ouvido, a mente maculada dentre os sons percebidos pelo ouvido ... Se ele permanece sem conter a faculdade da mente, a mente maculada dentre os objetos mentais percebidos pela mente. Se a mente estiver maculada, no h satisfao. Quando no h satisfao, no h xtase. Quando no h xtase, o corpo no fica calmo. Quando no h calma, ele permanece no sofrimento. A mente daquele que sofre no se torna concentrada. Quando a mente no est concentrada, os fenmenos no se manifestam. E porque os fenmenos no se manifestam, se considera que ele algum que permanece na negligncia.

dessa forma, bhikkhus, que algum permanece na negligncia.

E como, bhikkhus, algum permanece na diligncia? Se ele permanece contendo a faculdade do olho, a mente no maculada dentre as formas percebidas pelo olho. Se a mente no estiver maculada, a satisfao surge. Quando h satisfao, o xtase surge. Quando a mente alada pelo xtase, o corpo fica calmo. Com o corpo calmo, ele experimenta a felicidade. A mente daquele que sente felicidade, se torna concentrada. Quando a mente est concentrada, os fenmenos se manifestam. E porque os fenmenos se manifestam, considera- se que ele algum que permanece na diligncia.

Se ele permanece contendo a faculdade do ouvido, a mente no maculada dentre os sons percebidos pelo ouvido ... Se ele permanece contendo a faculdade da mente, a mente no maculada dentre os objetos mentais percebidos pela mente. Se a mente no estiver maculada, a satisfao surge. Quando h satisfao, o xtase surge. Quando a mente alada pelo xtase, o corpo fica calmo. Com o corpo calmo, ele experimenta a felicidade. A mente daquele que sente felicidade, se torna concentrada. Quando a mente est concentrada, os fenmenos se manifestam. E porque os fenmenos se manifestam, considera- se que ele algum que permanece na diligncia.

dessa forma, bhikkhus, que algum permanece na diligncia.

 

 


 

Notas:

[1] O comentrio interpreta isto como os estados de tranqilidade e insight, (samatha-vipassana dhamma),que no se manifestam, mas uma outra interpretao que as bases dos sentidos internas e externas, (o dhamma), no se revelam como impermanentes, insatisfatrias e no-eu. Veja tambm o SN XXXV.99 e o SN XII.23. [Retorna]

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Revisado: 9 Maio 2014

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