Samyutta Nikaya XXXV.93
Dvaya (dutiya) Sutta
A Díade
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“Bhikkhus,
a consciência surge na dependência de uma díade. E como, bhikkhus, a consciência
surge na dependência de uma díade? Na dependência do olho e das formas surge a
consciência no olho. O olho é impermanente, sujeito à mudança, tornando-se
diferente; as formas são impermanentes, sujeitas à mudança, tornando-se
diferentes. Portanto, esta díade se move, incerta, impermanente, sujeita à
mudança, tornando-se diferente.
“A
consciência no olho é impermanente, sujeita à mudança, tornando-se diferente. A
causa e condição para o surgimento da consciência no olho também é impermanente,
sujeita à mudança, tornando-se diferente. Quando, bhikkhus, a consciência no
olho surgiu na dependência de uma condição que é impermanente, como poderia ela
ser permanente?
“A união, o
encontro, a concorrência dessas três coisas é chamada de contato no olho. O
contato no olho também é impermanente, sujeito à mudança, tornando-se
diferente. A causa e condição para o surgimento do contato no olho também é
impermanente, sujeita à mudança, tornando-se diferente. Quando, bhikkhus, o
contato no olho surgiu na dependência de uma condição que é impermanente, como
poderia ele ser permanente?
“Com o
contato, bhikkhus, a pessoa sente, com o contato a pessoa intenciona, com o
contato a pessoa percebe. [1] Portanto, essas
coisas também estão se movendo, incertas, impermanentes, sujeitas à
mudança, tornando-se diferentes.
“Na
dependência do ouvido e dos sons surge a consciência no ouvido ... Na dependência do nariz e dos aromas surge a consciência no nariz
... Na dependência da língua e dos sabores surge a consciência na língua ... Na
dependência do corpo e dos tangíveis surge a consciência no corpo ... Na
dependência da mente e dos objetos mentais surge a consciência na mente. A
mente é impermanente, sujeita à mudança, tornando-se diferente; os objetos
mentais são impermanentes, sujeitos à mudança, tornando-se diferentes.
Portanto, esta díade se move, incerta, impermanente, sujeita à mudança,
tornando-se diferente.
“A
consciência na mente é impermanente, sujeita à mudança, tornando-se diferente.
A causa e condição para o surgimento da consciência na mente também é
impermanente, sujeita à mudança, tornando-se diferente. Quando, bhikkhus, a
consciência na mente surgiu na dependência de uma condição que é impermanente,
como poderia ela ser permanente?
“A união, o
encontro, a concorrência dessas três coisas é chamada de contato na mente. O
contato na mente também é impermanente, sujeito à mudança, tornando-se
diferente. A causa e condição para o surgimento do contato na mente também é
impermanente, sujeita à mudança, tornando-se diferente. Quando, bhikkhus, o
contato na mente surgiu na dependência de uma condição que é impermanente, como
poderia ele ser permanente?
“Com o
contato, bhikkhus, alguém sente, com o contato alguém intenciona, com o contato
alguém percebe. Portanto, essas coisas também estão se movendo, incertas,
impermanentes, sujeitas à mudança, tornando-se diferentes.
“É dessa
forma, bhikkhus, que consciência surge na dependência de uma díade.”
Notas:
[1] Phutto bhikkhave vedeti phuttho ceteti
phuttho sanjanati. Estes representam os três agregados da
sensação, formações e percepção, respectivamente. Portanto, os cinco agregados
são apresentados em relação a cada base sensual física: a base sensual e o seu
objeto correspondem ao agregado da forma; a consciência correspondente ao
agregado da consciência; e os outros três agregados surgem do contato. [Retorna]
Revisado: 4 Dezembro 2004
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