Samyutta Nikaya XXXV.118
Sakkapañha Sutta
A Pergunta de Sakka
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Em certa
ocasião, o Abençoado estava em Rajagaha na Montanha do Pico do Abutre. Então Sakka,
o senhor dos devas, foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo ficou em pé
a um lado e disse:
“Venerável
senhor, qual é a causa e razão porque alguns seres aqui não realizam Nibbana
nesta mesma vida? E qual é a causa e razão porque alguns seres aqui realizam
Nibbana nesta mesma vida?”
“Há, senhor
dos devas, formas conscientizadas através do olho que são desejáveis, agradáveis e
fáceis de serem gostadas, conectadas com o desejo sensual e que provocam a
cobiça. Se um bhikkhu sente prazer com elas, acolhe-as e permanece atado a
elas, a consciência dele se torna dependente delas e se apega a elas. Um
bhikkhu com apego não realiza Nibbana.
“Há, senhor
dos devas, sons conscientizados pelo ouvido ... aromas conscientizados pelo nariz ...
sabores conscientizados pela língua ... tangíveis conscientizados pelo corpo ... objetos mentais conscientizados pela
mente que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostados, conectados com
o desejo sensual e que provocam a cobiça. Se um bhikkhu sente prazer com eles,
acolhe- os e permanece atado a eles, a consciência dele se torna dependente
deles e se apega a eles.Um bhikkhu com apego não realiza Nibbana.
“Essa é a
causa e razão, senhor dos devas, porque alguns seres aqui não realizam Nibbana
nesta mesma vida.
“Há, senhor
dos devas, formas conscientizadas através do olho ... aromas conscientizados pelo nariz ...
sabores conscientizados pela língua ... tangíveis conscientizados pelo corpo ... objetos mentais conscientizados
pela mente que são desejáveis, agradáveis e fáceis de serem gostados,
conectados com o desejo sensual e que provocam a cobiça. Se um bhikkhu não
sente prazer com eles, não os acolhe e não permanece atado a eles, a
consciência dele não se torna dependente deles e não se apega a eles. Um bhikkhu
sem apego realiza Nibbana.
“Essa é a
causa e razão, senhor dos devas, porque alguns seres aqui realizam Nibbana
nesta mesma vida.
Revisado: 16 Abril 2013
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