Samyutta Nikaya XXXV.108

Seyyohamasmi Sutta

Superior

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“Bhikkhus, quando existe o quê, através do apego a quê, devido à adesão a quê, ocorre o pensamento: 'Eu sou superior,' ou 'Eu sou igual,' ou 'eu sou inferior'?"

“Venerável senhor, os nossos ensinamentos têm o Abençoado como origem, como guia e como refúgio. Seria bom se o Abençoado pudesse explicar o significado dessas palavras. Tendo ouvido do Abençoado, os bhikkhus o recordarão.”

“Quando existe o olho, bhikkhus, através do apego ao olho, devido à adesão ao olho, ocorre o pensamento: 'Eu sou superior,' ou 'Eu sou igual,' ou 'eu sou inferior'. Quando existe o ouvido ... Quando existe a mente, através do apego à mente, devido à adesão à mente, ocorre o pensamento: 'Eu sou superior,' ou 'Eu sou igual,' ou 'eu sou inferior'.

“O que vocês pensam, bhikkhus, o olho é permanente ou impermanente?”

“Impermanente, senhor.”

“E aquilo que é impermanente é sofrimento ou felicidade?”

“Sofrimento, senhor.”

“Mas sem o apego àquilo que é impermanente, sofrimento e sujeito a mudanças, ocorreria o pensamento: 'Eu sou superior,' ou 'Eu sou igual,' ou 'eu sou inferior'?”

“Não, venerável senhor.”

“O ouvido ... a mente é permanente ou impermanente?”

“Impermanente, senhor.”

“E aquilo que é impermanente é sofrimento ou felicidade?”

“Sofrimento, senhor.”

“Mas sem o apego àquilo que é impermanente, sofrimento e sujeito a mudanças, ocorreria o pensamento: 'Eu sou superior,' ou 'Eu sou igual,' ou 'eu sou inferior'?”

“Não, venerável senhor.”

“Vendo dessa forma, o nobre discípulo bem instruído se desencanta com o olho ... com a mente. Desencantado ele se torna desapegado. Através do desapego a sua mente é libertada. Quando ela está libertada surge o conhecimento: ‘Libertada.’ Ele compreende que: ‘O nascimento foi destruído, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, não há mais vir a ser a nenhum estado.’”

 


 

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Revisado: 20 Dezembro 2014

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