Samyutta Nikaya XXXIV.1

Samadhimulakasamapatti Sutta

Realização com Relação à Concentração

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi. “Bhikkhus, há quatro tipos de meditadores. Quais quatro?

“Aqui, bhikkhus, um meditador tem habilidade na concentração com relação à concentração, mas não tem habilidade na realização da concentração. [1]

“Aqui, um meditador tem habilidade na realização da concentração, mas não tem habilidade na concentração com relação à concentração.

“Aqui, um meditador não tem habilidade na concentração com relação à concentração e tampouco tem habilidade na realização da concentração.

“Aqui, um meditador tem habilidade, tanto na concentração com relação à concentração como na realização da concentração.

“Com respeito a isso, bhikkhus, o meditador que tem habilidade, tanto na concentração com relação à concentração como na realização da concentração, é o cabeça, o melhor, o principal, o supremo, o mais excelente de todos esses quatro tipos de meditadores.

“Da mesma forma, bhikkhus, como da vaca se obtém o leite, do leite o creme de leite, do creme de leite a manteiga, da manteiga a manteiga líquida e da manteiga líquida o creme da manteiga líquida, que é considerado o melhor dentre todos esses, assim também, o meditador que tem habilidade, tanto na concentração com relação à concentração como na realização da concentração, é o cabeça, o melhor, o principal, o supremo, o mais excelente de todos esses quatro tipos de meditadores.”

 


 

Notas:

[1] “Habilidade na concentração com relação à concentração”: hábil em determinar os fatores assim, “O primeiro jhana tem cinco fatores, o segundo jhana tem três fatores,” etc. “Mas não tem habilidade na realização da concentração”: embora ele faça com que a mente fique maleável através da satisfação e da remoção dos obstáculos, ele é incapaz de entrar no jhana. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.