Samyutta Nikaya XXII.89
Khemaka Sutta
Sobre Khemaka
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Em certa
ocasião, muitos monges sêniores estavam em Kosambi no Parque de Ghosita. E
naquela ocasião o venerável Khemaka estava no Parque da Árvore de Jujuba, enfermo,
com dores, gravemente doente. Então, no final da tarde os monges sêniores
saíram do seu isolamento e se dirigiram ao venerável Dasaka dizendo, “Venha, amigo
Dasaka. Vá até o bhikkhu Khemaka e ao chegar diga: ‘Os bhikkhus sêniores, amigo
Khemaka, lhe dizem: “Esperamos que você esteja melhorando, amigo. Esperamos que
você se sinta confortável. Esperamos que as suas dores estejam diminuindo e não
aumentando. Esperamos que haja sinais da sua diminuição e não do seu aumento.”’
Respondendo,
“Assim seja, amigos,” para os monges sêniores, o venerável Dasaka foi até o venerável
Khemaka e ao chegar disse: “Os bhikkhus sêniores, amigo Khemaka, lhe dizem:
‘Esperamos que você esteja melhorando, amigo. Esperamos que você se sinta
confortável. Esperamos que as suas dores estejam diminuindo e não aumentando.
Esperamos que haja sinais da sua diminuição e não do seu aumento.’”
“Eu não
estou melhorando, meu amigo. Eu não me sinto confortável. Minhas dores extremas
estão aumentando, não diminuindo. Existem sinais do seu aumento e não de
diminuição.”
Então o
venerável Dasaka foi até os bhikkhus sêniores e, ao chegar, disse, “O bhikkhu
Khemaka disse: ‘Eu não estou melhorando, meu amigo. Eu não me sinto
confortável. Minhas dores extremas estão aumentando, não diminuindo. Existem
sinais do seu aumento e não de diminuição.’
“Venha,
amigo Dasaka, vá até o bhikkhu Khemaka e ao chegar diga: ‘Os bhikkhus sêniores,
amigo Khemaka, lhe dizem: “Com respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo
Abençoado, isto é, a forma como um agregado influenciado pelo apego, a sensação
como um agregado influenciado pelo apego, a percepção como um agregado
influenciado pelo apego, as formações volitivas como um agregado influenciado pelo apego,
a consciência como um agregado influenciado pelo apego; você supõe que alguma
coisa relacionada com esses cinco agregados influenciado pelo apego sejam o eu,
ou pertençam ao eu?””
Respondendo,
“Assim seja, amigos,” aos bhikkhus sêniores, o venerável Dasaka foi até o venerável Khemaka
e ao chegar disse: “Os bhikkhus sêniores, amigo Khemaka, lhe dizem: ‘Com
respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abençoado, isto é, a forma como um
agregado influenciado pelo apego, a sensação como um agregado influenciado pelo
apego, a percepção como um agregado influenciado pelo apego, as formações volitivas como
um agregado influenciado pelo apego, a consciência como um agregado
influenciado pelo apego; você supõe que alguma coisa relacionada com esses
cinco agregados influenciado pelo apego sejam o eu, ou pertençam ao eu?”’
“Amigo, com
respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abençoado, isto é, a forma como um
agregado influenciado pelo apego, a sensação como um agregado influenciado pelo
apego, a percepção como um agregado influenciado pelo apego, as formações volitivas como
um agregado influenciado pelo apego, a consciência como um agregado
influenciado pelo apego; não há nada que eu suponha ser o eu ou pertencer ao
eu.”
Então o
venerável Dasaka foi até os bhikkhus sêniores e ao chegar disse: “O bhikkhu Khemaka
me disse: ‘Amigo, com respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abençoado,
isto é, a forma como um agregado influenciado pelo apego, a sensação como um
agregado influenciado pelo apego, a percepção como um agregado influenciado
pelo apego, as formações volitivas como um agregado influenciado pelo apego, a
consciência como um agregado influenciado pelo apego; não há nada que eu
suponha ser o eu, ou pertencer ao eu.’”
“Venha,
amigo Dasaka, vá até o bhikkhu Khemaka e ao chegar diga: ‘Com respeito aos
cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abençoado, isto é, a forma como um agregado
influenciado pelo apego, a sensação como um agregado influenciado pelo apego, a
percepção como um agregado influenciado pelo apego, as formações volitivas como um
agregado influenciado pelo apego, a consciência como um agregado influenciado
pelo apego: se, com respeito a esses cinco agregados do apego, o venerável Khemaka
supõe que nada seja o eu, ou que pertença ao eu, então o venerável Khemaka é um
arahant, desprovido de impurezas.’”
“Amigo, com
respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abençoado, isto é, a forma como um
agregado influenciado pelo apego, a sensação como um agregado influenciado pelo
apego, a percepção como um agregado influenciado pelo apego, as formações volitivas como
um agregado influenciado pelo apego, a consciência como um agregado
influenciado pelo apego: com respeito a esses cinco agregados influenciado pelo
apego, não há nada que eu suponha ser o eu, ou que pertença ao eu, mas no
entanto eu não sou um arahant. Com relação a esses cinco agregados influenciado
pelo apego, ‘Eu sou’ ainda não foi subjugado, embora eu não suponha que ‘eu sou
isso.’
Então o
venerável Dasaka foi até os bhikkhus sêniores e, ao chegar, disse: “O bhikkhu
Khemaka disse: ‘Amigo, com respeito aos cinco agregados influenciados pelo apego descritos pelo Abençoado,
isto é, a forma como um agregado influenciado pelo apego, a sensação como um
agregado influenciado pelo apego, a percepção como um agregado influenciado
pelo apego, as formações volitivas como um agregado influenciado pelo apego, a
consciência como um agregado influenciado pelo apego: com respeito a esses
cinco agregados influenciado pelo apego, não há nada que eu suponha ser o eu,
ou que pertença ao eu, mas no entanto eu não sou um arahant. Com relação a
esses cinco agregados influenciado pelo apego, ‘Eu sou’ ainda não foi
subjugado, embora eu não suponha que ‘eu sou isso’.
“Venha,
amigo Dasaka, vá até o bhikkhu Khemaka e ao chegar diga: ‘Os bhikkhus sêniores,
amigo Khemaka, lhe dizem: “Amigo Khemaka, esse ‘eu sou’ do qual você fala: o
que você diz que ‘eu sou’? Você diz, ‘Eu sou a forma,’ ou você diz, ‘Eu sou
outra coisa distinta da forma’? Você diz, ‘Eu sou a sensação ... percepção ...
formações volitivas ... consciência,’ ou você diz, ‘Eu sou outra coisa distinta da
consciência’? Esse ‘Eu sou’ do qual você fala: o que você diz que ‘eu sou’?”
Respondendo,
“Assim seja, amigos,” aos bhikkhus sêniores, o venerável Dasaka foi até o venerável
Khemaka e ao chegar disse: “Os sêniores, amigo Khemaka, lhe dizem: ‘Amigo
Khemaka, esse “eu sou” do qual você fala: o que você diz que “eu sou”? Você
diz, “Eu sou a forma,” ou você diz, “Eu sou outra coisa distinta da forma”?
Você diz, “Eu sou a sensação ... percepção ... formações volitivas ... consciência,” ou
você diz, “Eu sou outra coisa distinta da consciência”? Esse “Eu sou” do qual
você fala: o que você diz que “eu sou”?”
“Já basta,
amigo Dasaka. O que é que se consegue com esse correr para cá e para lá? Pegue
a minha bengala. Eu mesmo irei até os bhikkhus sêniores.”
Então o
venerável Khemaka, apoiando-se sobre a bengala, foi até os bhikkhus sêniores e ao
chegar eles se cumprimentaram. Quando a conversa cortês e amigável havia
terminado, ele sentou a um
lado e os bhikkhus sêniores disseram: “Amigo Khemaka, esse ‘eu sou’ do qual
você fala; o que você diz que ‘eu sou’? Você diz, ‘Eu sou a forma,’ ou você
diz, ‘Eu sou outra coisa distinta da forma’? Você diz, ‘Eu sou a sensação...
percepção... formações volitivas... consciência,’ ou você diz, ‘Eu sou outra coisa
distinta da consciência’? Esse ‘Eu sou’ do qual você fala: o que você diz que
‘eu sou’?”
“Amigos,
não é que eu diga ‘Eu sou a forma,’ nem digo ‘Eu sou outra coisa distinta da
forma.’ Não é que eu diga, ‘Eu sou a sensação... percepção... formações volitivas...
consciência,’ nem digo ‘Eu sou outra coisa distinta da consciência.’ Com
relação a esses cinco agregados influenciados pelo apego, ‘Eu sou’ ainda não
foi subjugado, embora eu não suponha que ‘Eu sou isso.’
“É como o
perfume de uma flor de lótus azul, vermelha ou branca: Se alguém chamasse isso
de o perfume da pétala ou o perfume da cor ou o perfume do pistilo, estaria ele
falando da forma correta?”
“Não,
amigo.”
“Então como
ele iria descrevê-lo se fosse descrever da forma correta?”
“Como o
perfume da flor: assim é como ele o descreveria se fosse descrever da forma
correta.”
“Da mesma forma,
amigos, não é que eu diga ‘eu sou a forma,’ nem digo ‘Eu sou outra coisa
distinta da forma.’ Não é que eu diga, ‘Eu sou a sensação... percepção...
formações volitivas... consciência,’ nem digo ‘Eu sou outra coisa distinta da
consciência.’ Com relação a esses cinco agregados influenciados pelo apego, ‘Eu
sou’ ainda não foi subjugado, embora eu não suponha que ‘Eu sou isso.’
“Amigos,
embora um nobre discípulo tenha abandonado os cinco primeiros grilhões, ele
ainda possui em relação aos cinco agregados influenciados pelo apego a
presunção residual remanescente ‘Eu sou,’ o desejo ‘Eu sou,’ a obsessão ‘Eu
sou.’ Mas em outra ocasião, mais tarde, ele permanece contemplando o fenômeno
da origem e da cessação em relação aos cinco agregados: ‘Assim é a forma, essa
é a sua origem, essa é a sua cessação. Assim é a sensação ... Assim é a
percepção ... Assim são as formações volitivas ... Assim é a consciência, essa é a sua
origem, essa é a sua cessação.’ Ao contemplar a origem e a cessação desses
cinco agregados, a presunção residual remanescente ‘Eu sou,’ o desejo ‘Eu sou,’
a obsessão ‘Eu sou,’ é totalmente destruída.”
“Como com
um pano sujo e manchado: o seu dono o entrega a uma lavadeira, que o esfrega
com o sal da terra, ou alvejante, ou esterco de vaca, e depois o enxágua com
água limpa. Agora, embora o pano esteja limpo e sem manchas, ele ainda possui
um odor residual remanescente de sal da terra, ou alvejante, ou esterco de
vaca. A lavadeira o retorna ao dono e ele coloca o pano num cesto de vime infundido com aromas, o odor
residual remanescente de sal da terra, ou alvejante, ou esterco de vaca é
totalmente destruído.
“Da mesma
forma, amigos, embora um nobre discípulo tenha abandonado os cinco primeiros
grilhões, ele ainda possui em relação aos cinco agregados influenciados pelo
apego a presunção residual remanescente ‘Eu sou,’ o desejo ‘Eu sou,’ a obsessão
‘Eu sou.’ Mas em outra ocasião, mais tarde, ele permanece contemplando o
fenômeno da origem e da cessação em relação aos cinco agregados: ‘Assim é a
forma, essa é a sua origem, essa é a sua cessação. Assim é a sensação ... Assim
é a percepção ... Assim são as formações volitivas ... Assim é a consciência, essa é a
sua origem, essa é a sua cessação.’ Ao contemplar a origem e a cessação desses
cinco agregados, a presunção residual remanescente ‘Eu sou,’ o desejo ‘Eu sou,’
a obsessão ‘Eu sou,’ é totalmente destruída.”
Quando isso
foi dito, os bhikkhus sêniores disseram ao venerável Khemaka, “Nós não o
interrogamos, venerável Khemaka, com o propósito de criar-lhe problemas, apenas pensamos
que o venerável Khemaka é capaz de declarar a mensagem do Abençoado, ensiná-la,
descrevê-la, expô-la, revelá-la, explicá-la, torná-la simples – tal como ele de
fato declarou, ensinou, descreveu, expôs, revelou, explicou e tornou-a
simples.”
Isso foi o
que o venerável Khemaka disse. Os bhikkhus sêniores ficaram satisfeitos e contentes
com as palavras do venerável Khemaka. E enquanto essa explicação estava sendo dada,
as mentes de cerca de sessenta bhikkhus, através do desapego, libertaram-se
totalmente das impurezas – bem como a mente do venerável Khemaka.
Revisado: 2 Outubro 2004
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