Samyutta Nikaya XXII.54
Bija Sutta
Meios de Reprodução
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Em Savathi.
“Bhikkhus, existem esses cinco meios de reprodução. Quais cinco? Reprodução pela
raiz, reprodução pelo caule, reprodução pela articulação, reprodução pelo corte
e reprodução pela semente como a quinta. E se esses meios de reprodução não
estiverem rompidos, não estiverem arruinados, não estiverem danificados pelo
vento e pelo sol, se estiverem férteis e bem plantados, mas não houver terra e
não houver água, eles poderão exibir crescimento, aumento e expansão?
“Não,
senhor.”
E se esses
cinco meios de reprodução estiverem rompidos, estiverem arruinados, estiverem
danificados pelo vento e pelo sol, estiverem férteis e mal plantados, mas se
houver terra e se houver água, eles poderão exibir crescimento, aumento e
expansão?
“Não,
senhor.”
E se esses
cinco meios de reprodução não estiverem rompidos, não estiverem arruinados, não
estiverem danificados pelo vento e pelo sol, estiverem férteis e bem plantados,
e se houver terra e se houver água, eles poderão exibir crescimento, aumento e
expansão?
“Sim,
senhor.”
“Tal qual o
elemento terra, bhikkhus, é como os quatro pontos para o estabelecimento da
consciência devem ser vistos. Tal qual o elemento água é como o prazer e a cobiça devem ser vistos. Tal qual os
cinco meios de reprodução é como a consciência junto com o seu alimento deve
ser vista.
“A
consciência, bhikkhus, enquanto se mantém, poderá ser mantida apegada à forma,
suportada pela forma, fundamentada na forma e com um pouco de prazer, ela
poderá exibir crescimento, incremento e expansão.Ou, a consciência enquanto se
mantém poderá ser mantida apegada à sensação ... apegada à percepção ... apegada
às formações volitivas, suportada pelas formações volitivas, fundamentada nas formações volitivas, e com um
pouco de prazer, ela poderá exibir crescimento, incremento e expansão.
“Bhikkhus,
embora alguém possa dizer: ‘Separado da forma, separado da sensação, separado
da percepção, separado das formações volitivas, eu declararei a vinda e ida da
consciência, o seu falecimento e renascimento, o seu crescimento, incremento e
expansão’ – isso seria impossível.
“Bhikkhus,
se um bhikkhu abandona a cobiça pelo elemento forma...
“Bhikkhus,
se um bhikkhu abandona a cobiça pelo elemento sensação...
“Bhikkhus,
se um bhikkhu abandona a cobiça pelo elemento percepção...
“Bhikkhus,
se um bhikkhu abandona a cobiça pelo elemento formações volitivas...
“Bhikkhus, se
um bhikkhu abandona a cobiça pelo elemento consciência, então, devido ao
abandono da cobiça o suporte é eliminado e não existe base para o
estabelecimento da consciência.
“Quando
esta consciência não se estabelece, não cresce, não gera, ela se liberta.
Estando libertada, ela fica estável; estando estável, ela fica satisfeita;
estando satisfeita, ela não se agita. Sem agitação, ele realiza Nibbana. Ele
compreende que ‘O nascimento foi destruído, a vida santa foi vivida, o que
deveria ser feito foi feito, não há mais vir a ser a nenhum estado.’”
Revisado: 2 Outubro 2004
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