Samyutta Nikaya XXII.47

Samanupassana Sutta

Suposies

Somente para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuio gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribudo para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuio ou uso.
De outra forma todos os direitos esto reservados.

 


Em Savathi. Bhikkhus, aqueles contemplativos e brmanes que fazem diversas suposies acerca do eu, todos tomam por base os cinco agregados influenciados pelo apego ou algum deles. Quais cinco? o caso em que uma pessoa comum, sem instruo, que no no respeita os nobres, que no proficiente nem treinada no Dhamma deles; que no respeita os homens verdadeiros, no proficiente nem treinada no Dhamma deles supe que a forma seja o eu, ou o eu como possudo de forma, ou a forma como estando no eu, ou o eu como estando na forma.

Ela supe que a sensao seja o eu, ou o eu possudo de sensao, ou a sensao como estando no eu, ou o eu como estando na sensao.

Ela supe que a percepo seja o eu, ou o eu possudo de percepo, ou a percepo como estando no eu, ou o eu como estando na percepo.

Ela supe que as formaes volitivas sejam o eu, ou o eu possudo de formaes volitivas, ou as formaes volitivas como estando no eu, ou o eu como estando nas formaes volitivas.

Ela supe que a conscincia seja o eu, ou o eu possudo de conscincia, ou a conscincia como estando no eu, ou o eu como estando na conscincia.

Portanto, esse modo de considerar as coisas e a noo eu sou no desapareceram nela. Como eu sou no desapareceu, ocorre o pouso das cinco faculdades olho, ouvido, nariz, lngua e corpo. H, bhikkhus, mente, h fenmenos mentais e o elemento ignorncia. Quando uma pessoa comum, sem instruo, tem contato com uma sensao nascida da ignorncia, ocorrem os pensamentos: Eu sou, Eu sou assim, Eu serei, Eu no serei, Eu possuirei forma, Eu serei desprovido de forma, Eu serei perceptivo, Eu no serei perceptivo, Eu serei nem perceptivo, nem no perceptivo.

As cinco faculdades, bhikkhus, ali permanecem. E com relao a elas, um discpulo dos nobres, bem instrudo, abandona a ignorncia e faz surgir o verdadeiro conhecimento. Com o desaparecimento da ignorncia e o surgimento do verdadeiro conhecimento, os pensamentos - Eu sou, Eu sou assim, Eu serei, Eu no serei, Eu possuirei forma, Eu serei desprovido de forma, Eu serei perceptivo, Eu no serei perceptivo, Eu serei nem perceptivo, nem no perceptivo. no lhe ocorrem.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 2 Outubro 2004

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.