Samyutta Nikaya XXII.24

Abhijana Sutta

Conhecimento Direto

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Em Savatthi. Bhikkhus, sem o conhecimento direto e a completa compreenso da forma, sem se tornar desapegado dela e abandon-la, a pessoa ser incapaz de destruir o sofrimento. Sem o conhecimento direto e a completa compreenso da sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia, sem se tornar desapegado dela e abandon-la, a pessoa ser incapaz de destruir o sofrimento.

Bhikkhus, atravs do conhecimento direto e da completa compreenso da forma, tornando-se desapegado dela e abandonando-a, a pessoa capaz de destruir o sofrimento. Atravs do conhecimento direto e da completa compreenso da sensao ... percepo ... formaes volitivas ... conscincia, tornando-se desapegado dela e abandonando-a, a pessoa capaz de destruir o sofrimento. [1]

 


 

Notas:

[1] O conhecimento direto, (abhijanati), se refere ao conhecimento dos fenmenos de acordo com o padro estabelecido pelas Quatro Nobres Verdades. Esse conhecimento partilhado tanto pelo arahant como pelo sekha. Em contraste, a completa compreenso, (parijanati), em geral empregada apenas em relao ao arahant e significa a consumao do conhecimento iniciado por abhijanati. [Retorna]

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Revisado: 2 Outubro 2004

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