Samyutta Nikaya XXII.18

Sahetu-anicca Sutta

Impermanente com Causa

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Em Savatthi. “Bhikkhus, a forma é impermanente. A causa e condição para o surgimento da forma também é impermanente. Como a forma se origina daquilo que é impermanente, como poderia ela ser permanente?

“A sensação é impermanente ... A percepção é impermanente ... As formações volitivas são impermanentes ... A consciência é impermanente. A causa e condição para o surgimento da consciência também é impermanente. Como a consciência se origina daquilo que é impermanente, como poderia ela ser permanente?

“Vendo dessa forma, bhikkhus, um nobre discípulo bem instruído se desencanta com a forma, se desencanta com a sensação, se desencanta com a percepção, se desencanta com as formações volitivas, se desencanta com a consciência. Desencantado, ele se torna desapegado. Através do desapego a sua mente é libertada. Quando ela está libertada surge o conhecimento: ‘Libertada.’ Ele compreende que: ‘O nascimento foi destruído, a vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, não há mais vir a ser a nenhum estado.’”

 


 

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Revisado: 2 Outubro 2004

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