Samyutta Nikaya XXII.157
Abhinivesa (pathama) Sutta
Aderência
Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.
Em
Savatthi. “Bhikkhus, quando existe o quê, através do apego a quê, devido à
adesão a quê, os grilhões, aderências e as prisões surgem?”[1]
“Venerável senhor, os nossos ensinamentos têm o Abençoado como origem,
como guia e como refúgio. Seria bom se o Abençoado pudesse explicar o
significado dessas palavras. Tendo ouvido do Abençoado, os bhikkhus o
recordarão.”
“Quando
existe a forma, bhikkhus, através do apego à forma, devido à adesão à forma,
surgem os os grilhões, aderências e as prisões. Quando existe a sensação ... percepção ...
formações volitivas ... consciência, através do apego à consciência, devido à adesão à
consciência, surgem os grilhões, aderências e as prisões.
“O que
vocês pensam, bhikkhus, a forma é permanente ou impermanente?”
“Impermanente,
senhor.”
“E aquilo
que é impermanente é sofrimento ou felicidade?”
“Sofrimento,
senhor.”
“Mas sem o
apego àquilo que é impermanente, sofrimento e sujeito a mudanças, os grilhões,
aderências e as prisões poderiam surgir?”
“Não,
venerável senhor.”
“A sensação
... percepção ... formações volitivas ... consciência é permanente ou impermanente?”
“Impermanente,
senhor.”
“E aquilo
que é impermanente é sofrimento ou felicidade?”
“Sofrimento,
senhor.”
“Mas sem o
apego àquilo que é impermanente, sofrimento e sujeito a mudanças, os grilhões,
aderências e as prisões poderiam surgir?”
“Não,
venerável senhor.”
“Vendo dessa
maneira, o nobre discípulo bem instruído se desencanta com a forma, desencanta
com a sensação, desencanta com a percepção, desencanta com as formações volitivas,
desencanta com a consciência. Desencantado ele se torna desapegado. Através do
desapego a sua mente é libertada. Quando ela está libertada surge o
conhecimento: ‘Libertada.’ Ele compreende que: ‘O nascimento foi destruído, a
vida santa foi vivida, o que deveria ser feito foi feito, não há mais vir a ser
a nenhum estado.’”
Notas:
[1] Aderências, (abhinivesa), são a cobiça, presunção e idéias;
prisões, (vinibandha), é a sujeição por não estar desprovido de cobiça
pela forma, etc. [Retorna]
Revisado: 2 Outubro 2004
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.