Samyutta Nikaya XXII.126
Samudayadhamma (pathama) Sutta
Origem
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Em
Savatthi. Então um certo bhikkhu foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo
sentou a um lado e disse: “Venerável senhor, dizem, ‘ignorância, ignorância.’ O
que, venerável senhor, é a ignorância e de que modo alguém está imerso na
ignorância?”
“Aqui,
bhikkhu, a pessoa comum sem instrução não compreende a forma sujeita ao
surgimento tal qual na verdade ela é: ‘A forma está sujeita ao surgimento.’ Ele
não compreende a forma sujeita à cessação tal qual na verdade ela é: ‘A forma
está sujeita à cessação.’ Ele não compreende a forma sujeita ao surgimento e
cessação tal qual na verdade ela é: ‘A forma está sujeita ao surgimento e
cessação.’ Ele não compreende a sensação ... percepção ... formações volitivas ...
consciência sujeita ao surgimento ...
sujeita à cessação ... sujeita ao surgimento e cessação tal qual na verdade ela
é: ‘A consciência está sujeita ao surgimento e cessação.’
“Isso é
chamado ignorância, bhikkhu, e desse modo alguém está imerso na ignorância.”
Quando isso
foi dito, aquele bhikkhu disse para o Abençoado: “Venerável senhor, dizem,
‘verdadeiro conhecimento, verdadeiro conhecimento. O que então, venerável senhor,
é o verdadeiro conhecimento e de que modo alguém alcança o verdadeiro
conhecimento?”
“Aqui,
bhikkhu, o nobre discípulo bem instruído compreende a forma sujeita ao
surgimento tal qual na verdade ela é:
‘A forma está sujeita ao surgimento.’ Ele compreende a forma sujeita à
cessação tal qual na verdade ela é: ‘A forma está sujeita à cessação.’ Ele
compreende a forma sujeita ao surgimento e cessação tal qual na verdade ela é:
‘A forma está sujeita ao surgimento e cessação.’ Ele compreende a sensação ...
percepção ... formações volitivas ... consciência sujeita ao surgimento ... sujeita à cessação ... sujeita ao
surgimento e cessação tal qual na verdade ela é: ‘A consciência está sujeita ao
surgimento e cessação.’
“Isso é
chamado o verdadeiro conhecimento, bhikkhu, e desse modo alguém alcança o
verdadeiro conhecimento.”
Revisado: 2 Outubro 2004
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