Samyutta Nikaya XXII.122
Silavant Sutta
Virtuoso
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Certa
ocasião, o ven. Sariputta e o ven. Maha Kotthita estavam em Benares
no Parque do Gamo, em Isipatana. Então, o ven. Maha Kotthita, saindo do seu
isolamento no final da tarde foi até o ven. Sariputta e ao
chegar ambos se cumprimentaram. Quando a conversa cortês e amigável havia
terminado ele sentou a um lado e disse: “Sariputta, meu amigo, quais coisas um
bhikkhu virtuoso deveria observar com atenção com sabedoria?”
“Um bhikkhu
virtuoso, meu amigo Kotthita, deveria observar com atenção com sabedoria os cinco agregados
influenciados pelo apego como impermanentes, sofrimento, uma enfermidade, um
câncer, uma flecha, dolorosos, uma aflição, estranhos, uma dissolução, um
vazio, não-eu. Quais cinco? A forma como um agregado influenciado pelo apego,
a sensação ... a percepção ... as formações volitivas ... a consciência como um agregado
influenciado pelo apego. Um bhikkhu virtuoso deveria observar com atenção com sabedoria esses
cinco agregados influenciados pelo apego como impermanentes, sofrimento, uma
enfermidade, um câncer, uma flecha, dolorosos, uma aflição, estranhos, uma
dissolução, um vazio, não-eu. Pois, é possível que, um bhikkhu virtuoso, que
observe com atenção com sabedoria esses cinco agregados como impermanentes ... não-eu, possa
alcançar o fruto de ‘entrar na correnteza’”
“Então,
quais coisas deveria um bhikkhu, que ‘entrou na correnteza’, observar com
atenção com sabedoria?”
“Um
bhikkhu, que ‘entrou na correnteza,’ deveria observar com atenção com sabedoria os cinco
agregados influenciados pelo apego como impermanentes, sofrimento, uma
enfermidade, um câncer, uma flecha, dolorosos, uma aflição, estranhos, uma
dissolução, um vazio, não-eu. Pois, é possível que um bhikkhu, que ‘entrou na
correnteza,’ que observe com atenção com sabedoria esses cinco agregados como impermanentes
... não-eu, possa alcançar o fruto de ‘retornar apenas uma vez’”
“Então
quais coisas deveria um bhikkhu, que ‘retorna apenas uma vez’, observar com
atenção com sabedoria?”
“Um
bhikkhu, que ‘retorna apenas uma vez’, deveria observar com atenção com sabedoria os cinco
agregados influenciados pelo apego como impermanentes, sofrimento, uma
enfermidade, um câncer, uma flecha, dolorosos, uma aflição, estranhos, uma
dissolução, um vazio, não-eu. Pois, é possível que um bhikkhu, que ‘retorna
apenas uma vez,’ que observe com atenção com sabedoria esses cinco agregados como
impermanentes ... não-eu, possa alcançar o fruto de ‘não retorno’”
“Então
quais coisas deveria um bhikkhu, que ‘não retorna’, observar com atenção com sabedoria?”
“Um
bhikkhu, que ‘não retorna’, deveria observar com atenção com sabedoria os cinco agregados
influenciados pelo apego como impermanentes, sofrimento, uma enfermidade, um
câncer, uma flecha, dolorosos, uma aflição, estranhos, uma dissolução, um
vazio, não-eu. Pois, é possível que um bhikkhu, que ‘não retorna,’que observe
com atenção com sabedoria esses cinco agregados como impermanentes ... não-eu, possa alcançar
o fruto de ‘arahant’”
“Então
quais coisas um arahant deveria observar com atenção com sabedoria?”
“Um arahant
deveria observar com atenção com sabedoria os cinco agregados influenciados pelo apego como
impermanentes, sofrimento, uma enfermidade, um câncer, uma flecha, dolorosos,
uma aflição, estranhos, uma dissolução, um vazio, não-eu. Apesar de não existir
nada mais a ser feito e nada a acrescentar àquilo que já foi feito por um
arahant, ainda assim, quando essas coisas são desenvolvidas e cultivadas, elas
conduzem a um estado prazeroso no aqui e agora, à atenção plena e à completa compreensão.
Revisado: 19 Fevereiro 2008
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