Samyutta Nikaya XLVIII.52
Mallika Sutta
Mallika
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Assim ouvi.
Em certa ocasião, o Abençoado estava
entre os Mallikas, numa cidade denominada Uruvelakappa. Lá o Abençoado
se dirigiu aos bhikkhus desta forma:
“Bhikkhus,
enquanto o nobre conhecimento não tiver surgido no nobre discípulo, ainda não
haverá estabilidade nas [outras] quatro faculdades, não haverá firmeza nas [outras]
quatro faculdades.[1] Mas quando o nobre
conhecimento surgiu no nobre discípulo, então haverá estabilidade nas [outras]
quatro faculdades, haverá firmeza nas [outras] quatro faculdades.
“Bhikkhus,
é como uma casa com um telhado com cumeeira: enquanto a cumeeira não for
colocada no seu lugar, não haverá estabilidade nos caibros, não haverá firmeza
nos caibros; mas quando a cumeeira tiver sido colocada no seu lugar, então
haverá estabilidade nos caibros, então haverá firmeza nos caibros. Da mesma
forma, bhikkhus, enquanto o nobre conhecimento não tiver surgido no nobre
discípulo, ainda não haverá estabilidade nas [outras] quatro faculdades, não
haverá firmeza nas [outras] quatro faculdades. Mas quando o nobre conhecimento surgir
no nobre discípulo, então haverá estabilidade nas [outras] quatro faculdades,
haverá firmeza nas [outras] quatro faculdades.
“Quais
quatro? A faculdade da convicção, a faculdade da energia, a faculdade da
atenção plena, a faculdade da concentração. No caso de um nobre discípulo que
possui sabedoria, a convicção que resulta dela se torna estável; a energia que
resulta dela se torna estável; a atenção plena que dela resulta se torna
estável; a concentração que dela resulta se torna estável.”
Notas:
[1] O nobre conhecimento representa a faculdade da sabedoria. [Retorna]
Revisado: 16 Abril 2005
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