Samyutta Nikaya XLVIII.50
Apana Sutta
Em Apana
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Assim ouvi.
Em certa ocasião o Abençoado estava
entre os Angas, numa cidade denominada Apana. Lá ele se dirigiu ao
Venerável Sariputta desta forma:
“Sariputta,
o nobre discípulo que tem completa dedicação ao Tathagata e tem plena convicção
nele possui alguma dúvida ou perplexidade em relação ao Tathagata ou aos seus ensinamentos?”
“Venerável
senhor, o nobre discípulo que tem completa dedicação ao Tathagata e tem plena
convicção nele não possui nenhuma dúvida ou perplexidade em relação ao
Tathagata ou aos seus ensinamentos. É deveras de se esperar, venerável senhor, que
um nobre discípulo, que tem fé, permanecerá com a energia estimulada para o
abandono de qualidades mentais prejudiciais e a obtenção de qualidades mentais
benéficas; ele é decidido, firme no seu esforço, não se esquivando da sua
responsabilidade de cultivar qualidades mentais benéficas. Essa energia que ele
possui, venerável senhor, é a faculdade da energia dele .
“É deveras
de se esperar, venerável senhor, que um nobre discípulo, que tem fé, terá
atenção plena, possuindo suprema atenção plena e discriminação, alguém que lembre
e se recorde daquilo que foi feito e dito há muito tempo. Essa atenção plena
que ele possui, venerável senhor, é a faculdade da atenção plena dele.
“É deveras
de se esperar, venerável senhor, que um nobre discípulo que tem fé, cuja
energia está estimulada e cuja atenção plena está estabelecida, obterá a
concentração, obterá a unicidade da mente, tendo se soltado do objeto. Essa
concentração que ele possui, venerável senhor, é a faculdade da concentração
dele.
“É deveras
de se esperar, venerável senhor, que um nobre discípulo, que tem fé, cuja
energia está estimulada, cuja atenção plena está estabelecida e cuja mente está
concentrada, compreenderá assim: ‘Esse samsara não possui um início que possa
ser descoberto. Um ponto inicial não é discernido para os seres que seguem
vagando e perambulando, obstaculizados pela ignorância e agrilhoados pelo desejo.
Mas o desaparecimento sem deixar qualquer vestígio e cessação da ignorância,
essa massa de obscuridade: esse é o estado pacífico, esse é o estado sublime,
isto é, o silenciar de todas as formações, o abandono de todas as aquisições, a
destruição do desejo, o desapego, a cessação, Nibbana.’ Essa sabedoria que ele
possui, venerável senhor, é a faculdade da sabedoria dele.
“E,
venerável senhor, quando ele se esforçou dessa maneira, repetidas vezes, se
recordou dessa maneira, repetidas vezes, concentrou a mente dessa maneira,
repetidas vezes, compreendeu através da sabedoria dessa maneira, repetidas
vezes, esse nobre discípulo obtém completa convicção desta forma: ‘Quanto
àquelas coisas a respeito das quais eu anteriormente só havia ouvido, eu agora
permaneço contactando-as com o corpo [1] e
penetrando-as através da sabedoria, eu vejo.’ Essa convicção que ele possui,
venerável senhor, é a sua faculdade da convicção.”
“Muito bem,
Sariputta! Sariputta, o nobre discípulo, que tem completa dedicação ao
Tathagata e tem plena convicção nele, não possui nenhuma dúvida ou perplexidade
em relação ao Tathagata ou aos seus ensinamentos.”
(O Buda
repete verbatim as faculdades do nobre discípulo descritas pelo Venerável
Sariputta)
Notas:
[1] Nama-kaya, o corpo dos fatores mentais
ou conjunto dos fatores mentais. [Retorna]
Revisado: 16 Abril 2005
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