Samyutta Nikaya XLVIII.43
Saketa Sutta
Saketa
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Assim ouvi.
Em certa ocasião, o Abençoado estava em
Saketa no Bosque de Anjana, no Parque do Gamo. Lá ele se
dirigiu aos bhikkhus desta forma:
“Bhikkhus,
existe um método de exposição através do qual as cinco faculdades se convertem
nos cinco poderes e os cinco poderes se convertem nas cinco faculdades?”
“Venerável
senhor, os nossos ensinamentos têm o Abençoado como origem, como guia e como
refúgio. Seria bom se o Abençoado pudesse explicar o significado dessas
palavras. Tendo ouvido do Abençoado, os bhikkhus o recordarão.”
“Há um
método de exposição, bhikkhus, através do qual as cinco faculdades se convertem
nos cinco poderes e os cinco poderes se convertem nas cinco faculdades. E qual
é esse método de exposição? Aquilo que é a faculdade da convicção é o poder da
convicção; aquilo que é o poder da convicção é a faculdade da convicção. [1] Aquilo que é a faculdade da energia é o poder
da energia; aquilo que é o poder da energia é a faculdade da energia. Aquilo
que é a faculdade da atenção plena é o poder da atenção plena; aquilo que é o
poder da atenção plena é a faculdade da atenção plena. Aquilo que é a faculdade
da concentração é o poder da concentração; aquilo que é o poder da concentração
é a faculdade da concentração. Aquilo que é a faculdade da sabedoria é o poder
da sabedoria; aquilo que é o poder da sabedoria é a faculdade da sabedoria.
“Suponham,
bhikkhus, que há um rio que declive, tenda, se incline na direção leste, com uma
ilha no meio. Há um método de exposição através do qual aquele rio poderia ser
considerado um rio com uma correnteza, mas há um método de exposição através do
qual aquele rio poderia ser considerado um rio com duas correntezas.
“E qual é o
método de exposição através do qual aquele rio poderia ser considerado um rio
com uma correnteza? Tomando em conta a água ao leste da ilha e a água a oeste
da ilha – esse é o método de exposição através do qual aquele rio poderia ser
considerado um rio com uma correnteza.
“E qual é o
método de exposição através do qual aquele rio poderia ser considerado um rio
com duas correntezas? Tomando em conta a água ao norte da ilha e a água ao sul
da ilha – esse é o método de exposição através do qual aquele rio poderia ser
considerado um rio com duas correntezas.
“Da mesma
forma, bhikkhus, aquilo que é a faculdade da convicção é o poder da convicção
... aquilo que é o poder da sabedoria é a faculdade da sabedoria.
“Bhikkhus,
porque ele desenvolveu e cultivou essas cinco faculdades é que um bhikkhu, pela
eliminação das impurezas mentais, nesta mesma vida, entra e permanece em
um estado livre de impurezas com a libertação da mente e a libertação pela
sabedoria, tendo conhecido e manifestado isso para si mesmo no aqui e agora."
Notas:
[1] Essa afirmação indica que não há uma diferença substancial entre as
faculdades e os poderes, que ambos compreendem os mesmos cinco fatores vistos
por dois ângulos distintos. Embora seja tentador enxergar os poderes, (bala),
como um estágio mais avançado no desenvolvimento das faculdades, não há
nada no cânone, ou nos comentários, que suporte essa idéia. O comentário diz
que um fator é a faculdade da convicção “no sentido de exercer o controle sobre
a característica da decisão”, e o poder da convicção “no sentido de não ser
abalado pela falta de convicção”. De modo semelhante, as outras quatro
faculdades exercem respectivamente controle sobre a aplicação, estabelecimento,
não distração e visão; elas são poderes no sentido de não serem abaladas pela
preguiça, esquecimento, distração e ignorância. [Retorna]
Revisado: 16 Abril 2005
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