Samyutta Nikaya XLVII.85

Esana Sutta

Buscas

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Em Savatthi.

(I. Conhecimento Direto)

“Bhikkhus, há essas três buscas. Quais três? A busca pelo prazer sensual, a busca por ser/existir, a busca por uma vida santa. Essas são as três buscas. Os quatro fundamentos da atenção plena devem ser desenvolvidos para o conhecimento direto dessas três buscas.[1]

“Quais quatro fundamentos da atenção plena? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensações como sensações ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. Esses quatro fundamentos da atenção plena devem ser desenvolvidos para o conhecimento direto dessas três buscas.”

... “Quais quatro fundamentos da atenção plena? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo ... as sensações como sensações ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, que tem como objetivo último a destruição da cobiça, a destruição da raiva, a destruição da delusão.” ...

... “Quais quatro fundamentos da atenção plena? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo ... as sensações como sensações ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, que tem o Imortal como base, o Imortal como seu destino, o Imortal como seu objetivo último.” ...

... “Quais quatro fundamentos da atenção plena? Neste caso, bhikkhus, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo ... as sensações como sensações ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, que decliva, tende e se inclina na direção de Nibbana. Esses quatro fundamentos da atenção plena devem ser desenvolvidos para o conhecimento direto dessas três buscas.”

Cada uma das seções que seguem (II – IV) devem ser elaboradas de acordo com o método empregado na seção acima sobre o conhecimento direto.

(II. Completa Compreensão)

“Bhikkhus, há essas três buscas. Quais três? A busca pelo prazer sensual, a busca por ser/existir, a busca por uma vida santa. Essas são as três buscas. Os quatro fundamentos da atenção plena devem ser desenvolvidos para a completa compreensão dessas três buscas.” ...

(III. Total Destruição)

“Bhikkhus, há essas três buscas. Quais três? A busca pelo prazer sensual, a busca por ser/existir, a busca por uma vida santa. Essas são as três buscas. Os quatro fundamentos da atenção plena devem ser desenvolvidos para a total destruição dessas três buscas.” ...

(IV. Abandono)

“Bhikkhus, há essas três buscas. Quais três? A busca pelo prazer sensual, a busca por ser/existir, a busca por uma vida santa. Essas são as três buscas. Os quatro fundamentos da atenção plena devem ser desenvolvidos para o abandono dessas três buscas.” ...

 


 

Notas:

[1] Veja o sutta paralelo a este no SN XLVI.111. [Retorna]

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.