Samyutta Nikaya XLVII.8
Suda Sutta
O Cozinheiro
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“Bhikkhus,
suponham que um cozinheiro tolo, incompetente, inábil, ofereça a um rei ou ao ministro
de um rei vários tipos de caril (curry): azedos, amargos, apimentados, doces,
alcalinos, não alcalinos, salgados, não salgados.
“Aquele
cozinheiro tolo, incompetente, inábil, não apanha os sinais das preferências do
seu patrão: ‘Hoje meu patrão prefere este caril ou ele estende a mão para
aquele caril, ou ele pega uma grande porção deste caril, ou ele elogia aquele
caril. Hoje o meu patrão prefere o caril azedo ... Hoje meu patrão prefere o
caril amargo ... caril apimentado ... caril doce ... caril alcalino ... caril
não alcalino ... caril salgado ... Hoje o meu patrão prefere o caril não
salgado ou ele estende a mão para o caril não salgado, ou ele pega uma grande
porção do caril não salgado, ou ele elogia o caril não salgado.’
“Aquele
cozinheiro tolo, incompetente, inábil, não é recompensado com roupas ou
dinheiro ou prêmios. Por que isso? Porque, bhikkhus, aquele cozinheiro tolo,
incompetente, inábil não apanha os sinais das preferências do seu patrão.
“Da mesma forma, bhikkhus,
aqui algum bhikkhu tolo, incompetente, inábil, permanece contemplando o corpo
como um corpo, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo
colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. Enquanto ele permanece
contemplando o corpo como um corpo, a sua mente não fica concentrada, os
obstáculos não são abandonados, ele não apanha aquele sinal. Ele permanece
contemplando as sensações como sensações ... a mente como mente ... os objetos
mentais como objetos mentais, ardente,
plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o
desprazer pelo mundo. Enquanto ele permanece contemplando os objetos mentais
como objetos mentais, a sua mente não fica concentrada, os obstáculos não são
abandonados, ele não apanha aquele sinal. [1]
“Aquele bhikkhu
tolo, incompetente, inábil, não é recompensado com um estado prazeroso no aqui
e agora, e ele não obtém a atenção plena e a plena consciência. Por que isso?
Porque, bhikkhus, aquele bhikkhu tolo, incompetente, inábil não apanha o sinal
da sua própria mente.
“Suponham, bhikkhus, que
exista um cozinheiro sábio, competente, hábil, que oferece a um rei ou ao
ministro de um rei vários tipos de caril: azedos, amargos, apimentados, doces,
alcalinos, não alcalinos, salgados, não salgados. Ele apanha os sinais das
preferências do seu patrão: ‘Hoje meu patrão prefere este caril ou ele estende
a mão para aquele caril, ou ele pega uma grande porção deste caril, ou ele
elogia aquele caril. Hoje o meu patrão prefere o caril azedo...Hoje meu patrão
prefere o caril amargo ... caril apimentado ... caril doce ... caril alcalino
... caril não alcalino ... caril salgado ... Hoje o meu patrão prefere o caril
não salgado ou ele estende a mão para o caril não salgado, ou ele pega uma
grande porção do caril não salgado, ou ele elogia o caril não salgado.’
“Aquele cozinheiro sábio,
competente, hábil é recompensado com roupas ou dinheiro ou prêmios. Por que
isso? Porque, bhikkhus, aquele cozinheiro sábio, competente, hábil, apanha os
sinais das preferências do seu patrão
“Da mesma forma, bhikkhus,
aqui algum bhikkhu sábio, competente, hábil, permanece contemplando o corpo
como um corpo, ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo
colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. Enquanto ele permanece
contemplando o corpo como um corpo, a sua mente fica concentrada, os obstáculos
são abandonados, ele apanha aquele sinal. Ele permanece contemplando as
sensações como sensações ... a mente como mente ... os objetos mentais como
objetos mentais, ardente, plenamente
consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer
pelo mundo. Enquanto ele permanece contemplando os objetos mentais como objetos
mentais, a sua mente fica concentrada, os obstáculos são abandonados, ele
apanha aquele sinal.
“Aquele bhikkhu sábio,
competente, hábil, é recompensado com um estado prazeroso no aqui e agora e ele
obtém a atenção plena e a plena consciência. Por que isso? Porque, bhikkhus,
aquele bhikkhu sábio, competente, hábil, apanha o sinal da sua própria mente.”
Notas:
[1] O sinal aqui
mencionado, nimitta, se trata da imagem
mental que aparece durante a meditação. [Retorna]
Revisado: 16 Abril 2005
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