Samyutta Nikaya XLVII.4

Sala Sutta

Sala

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Em certa ocasio, o Abenoado estava em Kosala num vilarejo brmane denominado Sala. L ele se dirigiu aos monges desta forma:

Bhikkhus, aqueles bhikkhus recm-ordenados, que faz pouco seguiram a vida santa, que recentemente vieram para este Dhamma e Disciplina, devem ser exortados, colocados e estabelecidos por vocs no desenvolvimento dos quatro fundamentos da ateno plena. Quais quatro?

Venham, amigos, permaneam contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente, unificados, com a mente lmpida, concentrada, com a mente unificada em um s ponto, para conhecer o corpo como este na verdade . Permaneam contemplando as sensaes como sensaes ... para conhecer as sensaes como estas na verdade so. Permaneam contemplando a mente como mente ... para conhecer a mente como esta na verdade . Permaneam contemplando os objetos mentais como objetos mentais ... para conhecer os objetos mentais como estes na verdade so. [1]

Bhikkhus, aqueles bhikkhus que esto em treinamento, que ainda no alcanaram o objetivo, que permanecem aspirando pela suprema segurana contra o cativeiro: eles tambm permanecem contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente, unificados, com a mente lmpida, concentrada, com a mente unificada em um s ponto, para compreender completamente o corpo como este na verdade . Eles tambm permanecem contemplando as sensaes como sensaes ... para compreender completamente as sensaes como estas na verdade so. Eles tambm permanecem contemplando a mente como mente ... para compreender completamente a mente como esta na verdade . Eles tambm permanecem contemplando os objetos mentais como objetos mentais ... para compreender completamente os objetos mentais como estes na verdade so.

Bhikkhus, aqueles bhikkhus que so arahants, com suas impurezas destrudas, que viveram a vida santa, fizeram o que devia ser feito, depuseram o seu fardo, alcanaram o verdadeiro objetivo, destruram os grilhes da existncia e esto completamente libertados atravs do conhecimento supremo: eles tambm permanecem contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente, unificados, com a mente lmpida, concentrada, com a mente unificada em um s ponto, desapegados do corpo. Eles tambm permanecem contemplando as sensaes como sensaes ... desapegados das sensaes. Eles tambm permanecem contemplando a mente como mente ... desapegados da mente. Eles tambm permanecem contemplando os objetos mentais como objetos mentais ... desapegados dos objetos mentais.[2]

Bhikkhus, aqueles bhikkhus recm-ordenados, que faz pouco seguiram a vida santa, que recentemente vieram para este Dhamma e Disciplina, devem ser exortados, colocados e estabelecidos por vocs no desenvolvimento dos quatro fundamentos da ateno plena.

 


 

Notas:

[1] A frmula tradicional da prtica dos fundamentos da ateno plena aqui modificada introduzindo as caractersticas duma mente lmpida, concentrada, com a mente unificada em um s ponto que so atributos caractersticos da prtica de concentrao. [Retorna]

[2] O Buda recomenda que cada um, desde o novio, passando pelo discpulo em treinamento, at o arahant, pratiquem os quatro fundamentos da ateno plena, cada um com uma abordagem distinta. O novio pratica para obter o conhecimento direto, o discpulo em treinamento para obter a completa compreenso e o arahant pratica desapegado de tudo. [Retorna]

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Revisado: 16 Abril 2005

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