Samyutta Nikaya XLVII.23

Parihana Sutta

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Assim ouvi. Em certa ocasio, o Venervel Ananda e o Venervel Bhadda estavam em Pataliputta no Parque do Galo. Ento, ao anoitecer o Venervel Bhadda saiu do seu isolamento e foi at o Venervel Ananda e ambos se cumprimentaram. Quando a conversa corts e amigvel havia terminado, o Venervel Bhadda sentou a um lado e disse para o Venervel Ananda:

Amigo Ananda, qual a causa e razo para o declnio do verdadeiro Dhamma? E qual a causa e razo para o no declnio do verdadeiro Dhamma?

Muito bem, amigo Bhadda! A sua inteligncia excelente, a sua perspiccia excelente, a sua pergunta muito boa. Pois voc me perguntou: Amigo Ananda, qual a causa e razo para o declnio do verdadeiro Dhamma? E qual a causa e razo para o no declnio do verdadeiro Dhamma?

Sim, amigo.

Amigo, porque esses quatro fundamentos da ateno plena no so desenvolvidos e cultivados que o verdadeiro Dhamma declina. E porque esses quatro fundamentos da ateno plena so desenvolvidos e cultivados que o verdadeiro Dhamma no declina. Quais quatro? Neste caso, amigo, um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensaes como sensaes ... mente como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente consciente e com ateno plena, tendo colocado de lado a cobia e o desprazer pelo mundo.

Porque esses quatro fundamentos da ateno plena no so desenvolvidos e cultivados que o verdadeiro Dhamma declina. E porque esses quatro fundamentos da ateno plena so desenvolvidos e cultivados que o verdadeiro Dhamma no declina.

 


 

>> Prximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

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