Samyutta Nikaya XLVII.2
Sati Sutta
Atenção Plena
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Assim ouvi.
Em certa ocasião, o Abençoado estava em
Vesali no Bosque de Ambapali. Lá ele se dirigiu aos monges desta forma:
“Bhikkhus” – “Venerável Senhor,” eles
responderam. O Abençoado disse o seguinte:
“Bhikkhus,
um bhikkhu deve estar com atenção plena e plena consciência todo o tempo: essa
é a nossa instrução para vocês. [1]
“E como, bhikkhus, um bhikkhu tem atenção plena? Neste caso, bhikkhus,
um bhikkhu permanece contemplando o corpo como um corpo, ardente, plenamente
consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer
pelo mundo. Ele permanece contemplando as sensações como sensações ... mente
como mente ... objetos mentais como objetos mentais, ardente, plenamente
consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer
pelo mundo.
“E como,
bhikkhus, um bhikkhu age com plena consciência? Neste caso, bhikkhus, um
bhikkhu age com plena consciência ao ir para a frente e retornar; age com plena
consciência ao olhar para frente e desviar o olhar; age com plena consciência
ao dobrar e estender os membros; age com plena consciência ao carregar o manto
externo, o manto superior, a tigela; age com plena consciência ao comer, beber,
mastigar e saborear; age com plena consciência ao urinar e defecar; age com
plena consciência ao caminhar, ficar em pé, sentar, dormir, acordar, falar e
permanecer em silêncio. É desse modo que um bhikkhu age com plena consciência.
“Bhikkhus,
um bhikkhu deve estar com atenção plena e plena consciência todo o tempo: essa
é a nossa instrução para vocês.”
Notas:
[1] O mesmo conselho é dado no SN XXXVI.7.
Quanto ao significado de “plena consciência”, veja o MN
10 - nota 15. [Retorna]
Revisado: 16 Abril 2005
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