Samyutta Nikaya XLVI.16

Gilana (Tatiya) Sutta

Enfermo (3)

Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.

 


Certa ocasião, o Abençoado estava em Rajagaha, no Bambual, no Santuário dos Esquilos. Agora, naquela ocasião, o Abençoado estava doente, aflito, gravemente enfermo. Então o Venerável Maha Cunda [o irmão mais jovem do Ven. Sariputta] foi até o Abençoado e depois de cumprimentá-lo sentou a um lado. Depois dele ter sentado o Abençoado disse:

“Recite os fatores da iluminação, Cunda.”

“Esses sete fatores da iluminação, Venerável Senhor, foram bem expostos pelo Abençoado; quando desenvolvidos e cultivados, eles conduzem ao conhecimento direto, à iluminação, a Nibbana. Quais sete? O fator da iluminação da atenção plena foi bem exposto pelo Abençoado; quando desenvolvido e cultivado, ele conduz ao conhecimento direto, à iluminação, a Nibbana ... o fator da iluminação da equanimidade foi bem exposto pelo Abençoado; quando desenvolvido e cultivado, ele conduz ao conhecimento direto, à iluminação, a Nibbana. Esses sete fatores da iluminação foram bem expostos pelo Abençoado; quando desenvolvidos e cultivados, eles conduzem ao conhecimento direto, à iluminação, a Nibbana.”

“Com certeza, Cunda, esses são fatores da iluminação! Com certeza, Cunda, esses são fatores da iluminação!”

Isso foi o que disse o Venerável Maha Cunda. O Mestre aprovou. E o Abençoado se recuperou daquela enfermidade. Dessa maneira o Abençoado foi curado da sua enfermidade.

 


 

>> Próximo Sutta

 

 

Revisado: 16 Abril 2005

Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.