Samyutta Nikaya XLV.85-90
Silasampadadi Sutta
Perfeição da Virtude, etc.
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“Bhikkhus,
eu não vejo nenhuma outra coisa por meio da qual surja o Nobre Caminho Óctuplo que
ainda não surgiu, e o Nobre Caminho Óctuplo que já surgiu ser concretizado
através do desenvolvimento de uma maneira tão efetiva quanto por isto: perfeição
da virtude ... perfeição do desejo ... perfeição do eu ... perfeição do
entendimento ... perfeição da diligência ... perfeição da atenção com
sabedoria [1] Quando um bhikkhu tem a atenção
com sabedoria perfeita, é de se esperar que ele desenvolva e se dedique ao
nobre caminho óctuplo.
“E como um
bhikkhu que tem a atenção com sabedoria perfeita desenvolve e cultiva o Nobre
Caminho Óctuplo? Aqui, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve o entendimento correto,
que tem como objetivo último a remoção da cobiça, a remoção da raiva, a remoção
da delusão ... Ele desenvolve a concentração correta, que tem como objetivo
último a remoção da cobiça, a remoção da raiva, a remoção da delusão. É dessa
forma, bhikkhus, que um bhikkhu que tem a atenção com sabedoria perfeita
desenvolve e cultiva o Nobre Caminho Óctuplo.”
Notas:
[1] “Perfeição da virtude”, (silasampada), corresponde à
purificação quádrupla da virtude, isto é, a obediência ao Patimokkha, contenção
dos sentidos, uso adequado dos requisitos (alimentos, mantos, moradia,
medicamentos), e modo de vida correto. ‘Perfeição do desejo”, (chandasampada),
é o desejo de alcançar aquilo que é benéfico, não o desejo pelos prazeres dos sentidos. “Perfeição do eu”, (attasampada), é a plenitude da mente,
(sampannacittata). Todos estes suttas foram discursados
em separado de acordo com as inclinações dos ouvintes. [Retorna]
Revisado: 16 Abril 2005
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