Samyutta Nikaya XLV.11
Vihara (pathama) Sutta
Permanência
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Em
Savatthi. “Bhikkhus, eu quero estar em retiro por meio mês. Eu não devo ser abordado
por ninguém exceto aquele que me traz a comida esmolada.” [1]
“Sim, venerável senhor, aqueles bhikkhus responderam, e ninguém se
aproximou do Abençoado exceto aquele que lhe levou a comida esmolada.
Então,
quando o meio mês havia passado, o Abençoado saiu do isolamento e se dirigiu
aos bhikkhus da seguinte forma:
“Bhikkhus,
nesse meio mês eu permaneci no mesmo estado em que permaneci logo depois de ter
alcançado a perfeita iluminação. Eu compreendi desta forma: ‘Há sensações que
têm o entendimento incorreto como condição e também sensações que têm o
entendimento correto como condição. Há sensações que têm a concentração
incorreta como condição e também há sensações que têm a concentração correta
como condição. Há sensações que têm o desejo como condição e também há
sensações que têm o pensamento como condição e também há sensações que têm a
percepção como condição. [2]
“Quando o desejo não decresceu e o pensamento não decresceu e a percepção
não decresceu, há a sensação tendo isso como condição. Quando o desejo
decresceu, e os pensamentos não decresceram, e as percepções não decresceram,
também há a sensação tendo isso como condição. Quando o desejo decresceu, e os
pensamentos decresceram, e as percepções não decresceram, também há a sensação
tendo isso como condição. Quando o desejo decresceu, e os pensamentos
decresceram, e as percepções decresceram, também há a sensação tendo isso como
condição. Há o esforço para realizar o ainda não realizado. Quando esse estágio
tiver sido alcançado, também há sensação tendo isso como condição.”
[3]
Notas:
[1] Porque o Buda diz isso? De acordo com o comentário, naquela quinzena
o Buda não tinha ninguém a quem instruir, então, ele pensou: “Permanecerei esta
quinzena na bem-aventurança da fruição do estado de arahant. Assim, terei uma
permanência prazerosa e servirei como exemplo para as gerações futuras.” [Retorna]
[2] Sensações que têm o desejo, (chanda), como condição são as
sensações associadas com os oito tipos de consciência acompanhadas pela cobiça;
aquelas condicionadas pelo pensamento são as sensações do primeiro jhana; e
aquelas condicionadas pela percepção são as sensações das seis realizações meditativas
a partir do segundo jhana até a base do nada. [Retorna]
[3] O comentário explica que a sensação que ocorre quando nenhum dos
três decresceram é a sensação associada com os oito tipos de consciência acompanhadas
pela cobiça. A sensação quando só o desejo decresceu, é aquela do primeiro
jhana; a sensação quando apenas a percepção permanece, é aquela do segundo
jhana e dos jhanas superiores. A sensação quando todos os três decresceram, é
aquela da base da nem percepção, nem não percepção. O “ainda não realizado” é o
fruto do estado de arahant. A última expressão se refere à sensação que
acompanha os quatro caminhos supramundanos. A palavra “esforço” neste caso é “ayama”,
interpretada pelo comentário como viriya, energia.
[Retorna]
Revisado: 16 Abril 2005
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