Samyutta Nikaya XLIX.6
Chatthapacinaninna Sutta
Declivando para o Oceano
Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.
Em
Savatthi. Lá o Abençoado disse o seguinte: “Bhikkhus, há esses quatro esforços
corretos. Quais quatro? Aqui, um bhikkhu gera desejo de que não surjam estados
ruins e prejudiciais que ainda não surgiram e ele se aplica, estimula a sua
energia, empenha a sua mente e se esforça. Ele gera desejo de abandonar estados
ruins e prejudiciais que já surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia,
empenha a sua mente e se esforça. Ele gera desejo de que surjam estados
benéficos que ainda não surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia,
empenha a sua mente e se esforça. Ele gera desejo para a continuidade, o não
desaparecimento, o fortalecimento, o incremento e a realização através do
desenvolvimento de estados benéficos que já surgiram e ele se aplica, estimula
a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. Esses são os quatro esforços
corretos. [1]
“Bhikkhus, assim como o rio Gânges decliva, tende e se inclina na
direção do oceano, um bhikkhu que desenvolve e cultiva os quatro esforços
corretos também decliva, tende e se inclina na direção de Nibbana.[2]
“E como, bhikkhus, um bhikkhu desenvolve e cultiva os quatro esforços
corretos para ele declivar, tender e se inclinar na direção de Nibbana? Neste
caso, bhikkhus, um bhikkhu gera desejo de que não surjam estados ruins e
prejudiciais que ainda não surgiram e ele se aplica, estimula a sua energia,
empenha a sua mente e se esforça. Ele gera desejo de abandonar estados ruins e
prejudiciais que já surgiram ... Ele gera desejo de que surjam estados
benéficos que ainda não surgiram ... Ele gera desejo para a continuidade, o não
desaparecimento, o fortalecimento, o incremento e a realização através do
desenvolvimento de estados benéficos que já surgiram e ele se aplica, estimula
a sua energia, empenha a sua mente e se esforça. Esses são os quatro esforços
corretos.
“É dessa
forma, bhikkhus, que um bhikkhu desenvolve e cultiva os quatro esforços
corretos para ele declivar, tender e se inclinar na direção de Nibbana.”
Notas:
[1] Os estados ruins e prejudiciais são a
cobiça, raiva e delusão e as suas contaminações associadas. Desejo, chanda, é
o desejo de fazer algo benéfico; esforço, energia, aplicação, empenho são todos
termos para a energia, (viriya). Os estados benéficos são a não-cobiça,
não-raiva, não-delusão e os seus concomitantes. [Retorna]
[2] Veja o sutta paralelo a este no SN XLVIII.76. [Retorna]
Revisado: 4 Dezembro 2004
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.