Samyutta Nikaya XLIV.4
Sariputta Kotthita Sutta
Sariputta Kotthita
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Certa
ocasião, o Venerável Sariputta e o Venerável Mahakotthita estavam em Benares,
no Parque do Gamo em Isipatana. Então, ao anoitecer, o Venerável Mahakotthita
saiu do seu isolamento e foi até o Venerável Sariputta e ambos se
cumprimentaram. Quando a conversa cortês e amigável havia terminado ele sentou
a um lado e disse:
“Como é,
amigo Sariputta, o Tathagata existe após a morte?”
“Amigo, o Abençoado
não declarou isso: ‘O Tathagata existe após a morte.’”
“Então,
amigo Sariputta, o Tathagata não existe após a morte?”
“Amigo, o
Abençoado não declarou isso: ‘O Tathagata não existe após a morte.’”
“Então,
amigo Sariputta, o Tathagata tanto existe como não existe após a morte?”
“Amigo, o
Abençoado não declarou isso: ‘O Tathagata tanto existe como não existe após a
morte.’”
“Então,
amigo Sariputta, o Tathagata nem existe, nem não existe após a morte?”
“Amigo, o
Abençoado não declarou isso: ‘O Tathagata nem existe, nem não existe após a
morte.’”
“Qual,
amigo, é a causa e razão porque isso não foi declarado pelo Abençoado?”
“Amigo, é
aquele que não compreende e não vê a forma como na verdade ela é, que não
compreende e não vê a sua origem, cessação e o caminho que conduz à sua
cessação, que pensa: ‘O Tathagata existe após a morte,’ ou ‘O Tathagata não
existe após a morte,’ ou ‘O Tathagata tanto existe como não existe após a
morte,’ ou ‘O Tathagata nem existe, nem não existe após a morte.’ É aquele que
não compreende e não vê a sensação como na verdade ela é .... que não
compreende e não vê a percepção como na verdade ela é ... que não compreende e
não vê as formações como na verdade elas são ... que não compreende e não vê a
consciência como na verdade ela é, que não compreende e não vê a sua origem,
cessação e o caminho que conduz à sua cessação, que pensa: ‘O Tathagata existe
após a morte,’ ... ou ‘O Tathagata nem existe, nem não existe após a morte.’
“Mas,
amigo, aquele que compreende e vê a forma ... sensação ... percepção ...
formações ... consciência como na verdade ela é, que compreende e vê a sua
origem, cessação e o caminho que conduz à sua cessação, não pensa: ‘O Tathagata
existe após a morte,’ ... ou ‘O Tathagata nem existe, nem não existe após a
morte.’
“Essa,
amigo, é a causa e razão porque isso não foi declarado pelo Abençoado.”
Revisado: 4 Dezembro 2004
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