Samyutta Nikaya XII.52
Upadana Sutta
Apego
Somente para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser impresso para distribuição gratuita.
Este trabalho pode ser re-formatado e distribuído para uso em computadores e redes de computadores
contanto que nenhum custo seja cobrado pela distribuição ou uso.
De outra forma todos os direitos estão reservados.
Em Savathi.
“Bhikkhus, quando alguém permanece contemplando a gratificação nas coisas
passíveis de apego, o desejo aumenta. Do desejo como condição, o apego [surge].
Do apego como condição, o ser/existir. Do ser/existir como condição, o
nascimento. Do nascimento como condição, então o envelhecimento e morte,
tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero surgem. Essa é a origem de toda
essa massa de sofrimento.
“Como se
uma grande massa de dez ... vinte ... trinta ou quarenta carregamentos de
madeira estivesse queimando, e nessa fogueira um homem jogasse de tempos em
tempos um tanto de capim seco, estrume seco de vaca e madeira seca, de tal forma
que a grande fogueira, dessa forma alimentada e sustentada, queimaria por um
longo, longo tempo. Da mesma maneira, quando alguém permanece contemplando a
gratificação nas coisas passíveis de apego, o desejo aumenta. Do desejo como
condição, o apego [surge]. Do apego como condição, o ser/existir. Do
ser/existir como condição, o nascimento. Do nascimento como condição, então o
envelhecimento e morte, tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero surgem.
Essa é a origem de toda essa massa de sofrimento.
“Agora,
quando alguém permanece contemplando o perigo nas coisas passíveis de apego, o
desejo cessa. Da cessação do desejo cessa o apego. Da cessação do apego cessa o ser/existir. Da cessação
do ser/existir cessa o nascimento. Da
cessação do nascimento, então o
envelhecimento e morte, tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero, tudo
cessa. Essa é a cessação de toda essa massa de sofrimento.
“Como se
uma grande massa de dez ... vinte ... trinta ou quarenta carregamentos de
madeira estivesse queimando, e nessa fogueira um homem não jogasse de
tempos em tempos um tanto de capim seco, estrume seco de vaca e madeira seca, de
tal forma que a grande fogueira, tendo consumido o seu combustível
original, sem sustentação, sem
alimento, se extinguiria. Da mesma maneira, quando
alguém permanece contemplando o perigo nas coisas passíveis de apego, o desejo
cessa. Da cessação do desejo cessa o apego. Da cessação do apego cessa o ser/existir. Da cessação
do ser/existir cessa o nascimento. Da
cessação do nascimento, então o envelhecimento
e morte, tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero, tudo cessa. Essa é a
cessação de toda essa massa de sofrimento.
Revisado: 4 Setembro 2004
Copyright © 2000 - 2021, Acesso ao Insight - Michael Beisert: editor, Flavio Maia: designer.